search
top

Vamos quebrar um recorde na Steamcon deste ano?

Esse é o aniversário de cinco anos da Steamcon em Paranapiacaba, e para comemorar isso, nos pensamos em tentar algo.

O que vocês acham de transformar a vila que abriga a Steamcon, em um ícone steampunk por um tempo?

O que acham de reunirmos o maior numero já visto de pessoas caracterizadas no estilo em um só lugar?

Vamos lá, eu explico isso melhor.

Ano passado, o pessoal do Steampunk HQ em Oamaru, na Nova Zelândia, quebrou o recorde de maior reunião de pessoas com visual steampunk em um evento, com 228 pessoas caracterizadas em apenas um lugar.

HQ-filmic-2014-LO-REZ-Blog-2

Esse numero de pessoas quebrou o recorde anterior da League of S.T.E.A.M. que era de 185 pessoas.

1471235463531

 

Que tal se nos fizermos uma tentativa na Steamcon deste ano?

Considerando a quantidade de pessoas que já foi a Steamcon em edições anteriores, não é uma probabilidade remota conseguirmos reunir mais de 228 pessoas, então no Sábado, dia 05/08, A partir das 15h00, nos reuniremos no salão do Clube Lyra (onde tem o palco) e vamos tentar reunir o maior numero de pessoas caracterizadas que pudermos para quebrar o recorde e registrá-lo.

A guia oficial do que tem de se usar para a participação na quebra do recorde for válida é a seguinte:

“Um traje completo consiste em uma roupa do período Vitoriano e pelo menos um acessório (alguma engenhoca ou aparelho), que tem de ser usado e não carregado na mão, e os presentes tem de permanecer usando o traje no mesmo lugar por pelo menos cinco minutos.”

O que isso quer dizer:

PRIMEIRO, você tem de estar usando um traje de época. No que isso consiste exatamente, embora um pouco vago, pode ser resumido basicamente dizendo que você tem de estar vestido com algo que seus avós aprovariam (não precisam ser exatamente as roupas do período que vai de 1837 até 1901 ok? Porque o Steampunk dá margem para anacronismos por ser algo mais lúdico)

(e não importa o numero de camadas que você estiver usando, se o visual não usa colete e sim suspensório, ou usa colete e suspensório, se usa colete e não usa suspensório, se usa gravata, se não usa gravata, se usa lenço amarrado no pescoço, se é uniforme de cavalaria, se o vestido tem crinolina ou não, o visual específico dessa base tem de ser algo consistente e retrô, algo que pelo menos não enverede por algo que surgiu depois dos anos 30, porque a ideia é ser Steampunk, e não Diesel, ou algo mais Pulp)

SEGUNDO, o acessório tem de ser usado no seu corpo. Pode ser um bracelete com alguma engenhoca de mentira, uma bandoleira, um cinto de utilidades, um aparelho de mentira acoplado no chapéu, esporas a vapor, luvas biônicas, uma mochila a jato, não importa o que é, desde que você não tenha de segurar na mão para fazer parte do visual.

Adendo: Goggles contam como acessório?

Goggles só contam como acessório se tiverem sido customizados o suficiente para que se encaixem na definição “gadget”, uma engenhoca, algo com apetrechos acoplados, ou lentes extras, esse tipo de coisa.

Isso também quer dizer que as armas e bengalas, embora possam fazer parte do visual sem problemas, não contam no parecer do recorde.

TERCEIRO, uma vez que tivermos reunido mais de 228 pessoas ali (lembrando que começamos a concentração as 15h, onde vamos distribuir tags com a numeração) temos de permanecer pelo menos cinco minutos no mesmo lugar, e registrarmos em foto para o recorde ser validado.

E aí, que tal bater um recorde?

20108199_1462308593862959_3657495468145775708_n

 

O Maior Encontro Steampunk do Mundo!

8 Responses to “Vamos quebrar um recorde na Steamcon deste ano?”

  1. Silvia says:

    Sobre o traje vitoriano, precisa usar tecidos mais próximos do original? Por exemplo: camisa branca. Se eu usar uma camisa roxa com brilho dourado, vai estar fora? E só colar engrenagens em alguma coisa, acho que está fora, não? rsrsrsrs

  2. Silvia says:

    E traje de piloto? Conta como ficção ou erro histórico? Acabo de pesquisar e a Era Vitoriana acabou em 1901, o primeiro avião voou em 1903. Porém, “Between 1867 and 1896, the German pioneer of human aviation Otto Lilienthal also studied heavier-than-air flight.”. (se a Wikipedia estiver certa). Não estudei o Steampunk a tal nível de detalhe.

  3. Karl says:

    Como foi dito na postagem “não precisam ser exatamente as roupas do período que vai de 1837 até 1901 ok? Porque o Steampunk dá margem para anacronismos por ser algo mais lúdico”

  4. Karl says:

    Eu tenho quase certeza que já existiam camisas coloridas no século XIX 😉

  5. Silvia says:

    É mesmo, eu tinha acabado de ler e esqueci esse detalhe. Serve para ilustrar que as pessoas não absorvem todos os detalhes, rs.

  6. […] Confira a matéria completa, no site do Conselho Steampunk […]

  7. thelma says:

    Na minha opinião, muitas pessoas trabalham no sábado e acredito que o domingo seria um dia melhor pra bater o recorde.

  8. R Cândido says:

    Bom dia Thelma, infelizmente o nosso publico de outros estados costuma se retirar no domingo, justamente por precisarem trabalhar na segunda. A data proposta foi fruto de muitos debates, infelizmente não foi dessa vez, e o publico do domingo foi bem menor.

Leave a Reply

top