search
top

Quadrinhos – Transformers: Corações de Aço

Transformers: Hearts of Steel


Terra pré-histórica, início da Era Glacial. Os Autobots e os Decepticons travam sua guerra em nosso planeta usando dinossauros e insetos gigantes como altmodes. Logo a baixa temperatura e falta de energia força ambos os lados a recuarem e procuraram abrigos, cavernas onde se põem em um estado dormente, conservando energia e esperando que as condições externas se alterem.

Milhões de anos transcorrem. A Era de Gelo que forçara os Transformers ao seu estado de animação suspensa termina, e uma nova espécie gradualmente tomam conta da superfície do planeta.

Em algum ponto durante a revolução industrial, o ruído das marretas dos trabalhadores da ferrovia despertam um conhecido Autobot amarelo. Aventurando-se fora da caverna, ele se depara com a nova forma de vida dominante, os humanos. É século XIX, e um dos trabalhadores é ninguém menos que o mítico John Henry, que com suas marretas e cravos, ajuda a estabelecer os trilhos para a nova maravilha moderna, a ferrovia; os Autobots ficaram adormecidos por um longo período…

Enquanto isso, na baía de São Francisco, a bordo do navio à vapor Enterprise, Mark Twain e Júlio Verne se preparam para testemunhar uma “exibição espetacular”. O S.S. Vicuna, um proto-submarino, emerge das aguas do rio, tripulado por seu próprio inventor, Tobias Muldoon, que de pé sobre ele, exalta suas virtudes… até o momento em que o mesmo afunda sob ele, atingindo o fundo da baía. E é no fundo da baía onde vemos, dentro de um domo de vidro submerso, o Decepticon Viajante (Skywarp), despertando de seu estado de animação suspensa.

Muldoon está financeiramente arruinado; Verne inspirado.

Durante a noite, enquanto John Henry e seus homens descansam e fazem uma refeição, ele atesta sua aversão pelas maquinas que estão roubando os empregos dos trabalhadores, e jura que irá para o túmulo batendo seu martelo. Mais dois Autobots despertaram, e observam isso; Ratchet e Prowl; e para eles, o melhor plano é voltar a dormir e esperar mais um século antes de entrar em contato com os humanos, mas seu amigo amarelo discorda, e ao invés disso se aproxima do campo para inspecionar uma das locomotivas. Henry e Cletus, outro membro de seu grupo, vão investigar os sons que ouviram, e se deparam com uma misteriosa locomotiva amarela. É pequena e não tem cabine de condutor, e concluindo ser alguma inovação vinda do leste, John Henry imediatamente desenvolve uma aversão ao aparato.

Na mesma noite, Muldoon se vê na difícil situação de reportar seu fracasso ao seu principal investidor, Stanford Merriwether, que coincidentemente é pai do interesse romântico do jovem inventor. Sem perspectiva do que fazer, Muldoon vagueia pelas docas, resmungando sobre o quão baixas são suas esperanças de alcançar sucesso financeiro ou amoroso, e enquanto se queixa para a noite, uma voz vinda de algum lugar questiona se ele realmente quer desistir tão fácil; e antes que ele possa responder o encouraçado ao seu lado se transforma, e Shockwave informa Muldoon que ele o auxiliará a moldar o novo futuro da Terra.


Ao inspecionar a pequena locomotiva amarela mais uma vez, John Henry declara como o aço nunca substituirá o músculo. Ao escutar isso, a locomotiva se transforma, e Bumblebee dirige-se a John Henry, assegurando que não está ali para substituir a humanidade, mas apenas para ajudar. Percebendo que Bumblebee é um ser vivo e não um aparelho, e um ser vivo com uma tarefa a cumprir. Henry responde que respeita qualquer um que só está atrás de um dia honesto de trabalho.

Despertos, os Decepticons deram início a planos de dominação mundial. Starscream, comandando enquanto Megatron está adormecido e planeja destruí-lo enquanto está indefeso. E enquanto Shockwave se aproxima do inventor fracassado para que ele os auxilie com a tecnologia do período, os Decepticons Kickback, Bombshell e Shrapnel (aqui não Insecticons mas usando a forma aternativa de trens de batalha) assaltam linhas ferroviarias para levantar fundos para os serviços de Muldoon. John Henry descobre sobre os assaltos e informa Bumblebee que passa a informação para os outros Autobots despertos.

“- Logo, com seu auxílio, a Terra será como nosso mundo natal Cybertron – uma tecnocracia governada pela eficiência, lógica, matemática e ciência.”

– E lucro. Não devemos ignorar os benefícios do lucro”.

Starscream e Jacob Lee Bonaventure

Ao descobrir as verdadeiras intenções de Starscream, Muldoon consegue o auxílio do escritor Mark Twain, após este ser atacado pelo Decepticon Ravage. Muldoon, Twain e Merriwether então se dirigem a Nova York para tentar impedir os Decepticons (agora com o apoio do empresário Jacob Lee Bonaventure) de roubarem um gerador elétrico experimental que Starscream planeja usar para destruir Megratron. E é claro, que no caminho se encontram com o grupo de John Henry. Logo, humanos e Autobots partem para frustrar os planos de Starscream.


“Se ver Leões da Montanha mecânicos é um sinal de demência, então todos nós estamos condenados senhor”

Mark Twain após ser atacado por Ravage.

Transformers: Hearts of Steel é uma minissérie em quadrinhos publicada pela IDW Publishing em 2006. Roteirizada por Chuck Dixon, e com arte de Guido Guidi (que também desenvolveu o design das novas aparências dos Transformers enquanto no Século XIX); é a primeira (e até o momento única) história da série The Transformers: Evolutions, cuja linha segue de perto a idéia da série Túnel do Tempo (Elseworlds) da DC Comics; a premissa de Evolutions é cada série criar uma nova continuidade em diferentes eras em que os Transformers existirão. Possibilitando que os Transformers existam em locais e pontos no tempo que não seriam possíveis devido a linha temporal oficial da IDW. Hearts of Steel situa-se em uma continuidade alternativa da Geração I, onde o primeiro contato dos Transformers com a humanidade ocorre no fim do século XIX ao invés do século XX.

Uma reedição da história foi lançada mais tarde. A edição incluía capas diferentes e amostras de artes conceituais extras, feitas pelo artista Guido Guidi. Um fato curioso, é o fato de que essa galeria inclui designs não utilizados para Optimus Prime e Megatron, embora nenhum deles apareça em Hearts of Steel. Prime é mostrado como se transformando em uma locomotiva, enquanto Megatron tem dois diferentes desenhos, mostrando que se transformaria ou em um canhão, ou um rifle gigante.

Modos Alternativos

Em adição aos seus Altmodes de feras pré-históricas, os Transformers adotam mais tarde, disfarces apropriados para a Era em que despertaram, adotando também seu nível tecnológico. Como foi mencionado, Bumblebee se torna uma locomotiva batedora de cravos de trilho, e usa carvão como combustível. Os Decepticons mostram uma grande variedade, embora muitos deles se tornem carros de trem. Shockwave se torna um encouraçado de guerra, Starscream se transforma em um biplano primitivo. Os Insecticons se combinam em um só trem de batalha. Scourge tem um grande balão inflável que o permite se tornar um dirigível.

[Máquinas] alimentadas pela pressão contida de água aquecida. Simples, mas… eficaz

Prowl

Linha Temporal e Continuidade
Não é exatamente possível estabelecer com exatidão absoluta quando a história se passa. A Guerra Civíl não é mencionada diretamente, então a data mais provável seria pouco depois de 1865. Mark Twain viveu em São Francisco de 1864 até 1866, e na época da história ele parece lá viver. Entretanto, na edição 4, ele menciona ter uma filha, o que colocaria a história em algum lugar entre 1872 (quando nasceu Susy Clemens) e 1874 (quando nasce Clara Clemens). A data arbitrária escolhida em descrições situa a história proximo a 1867.

Hearts of Steel” contradiz em certos pontos o universo G1 dos desenhos e quadrinhos, por exemplo, na existência de Scourge, que nunca existiu na continuidade das animações até depois de 2005, tendo sido formado dos restos de Thundercracker, assim como os Insecticons, que de acordo com a série animada, foram mantidos separados dos outros Decepticons na nave de Megatron. Mas apesar desses fatos, não significa que a narrativa está deslocada na continuidade da Geração 1; a G1 da IDW é separada da G1 dos desenhos e quadrinhos Marvel, e não apresenta Scourge como um Thundercracker reformado (E certamente não apresentaria, já que nas publicações da IDW, Galvatron e Megatron são entidades separadas e Unicron não é mencionado).

Outra inconsistencia está no fato de que em “Hearts of Steel” fica implícito que a grande guerra entre Autobots e Decepticons não foi travada em Cybertron, mas na Terra. Outro detalhe é que a ARCA, a espaçonave em que os Autobots deixaram Cybertron e chegaram à Terra na continuidade G1, está completamente ausente na história, parecendo não existir em “Hearts of Steel”.

De acordo com o roteirista Chuck Dixon, ele deliberadamente escreveu a história de uma maneira em que possa ser considerada parte da continuidade da Geração 1 dos Transformers. E como apenas alguns dos Transformers despertaram da hibernação durante a história.e todos retornaram ao sono no fim, ela pode ser considerada um “conto perdido” que simplesmente nunca foi mencionado em narração alguma.

Por Karl

“Bumblebee was an engine forged from Pittsburgh iron
Had a furnace for a heart and a bellyful of coal
And he’d win or he’d die tryin’
Lawd Lawd
He’d win or he’d die tryin'”

Steampunk nos Quadrinhos – Parte II

Steampunk nos Quadrinhos – Parte I

Steampunk nos Quadrinhos – The Five Fists of Science

O Azul, o Cinza e o Morcego

One Response to “Quadrinhos – Transformers: Corações de Aço”

  1. Gostei muito da resenha. Fiz um link em meu blog para ela: http://cidadephantastica.blogspot.com/2009/02/por-falar-em-crossover.html

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

    Abraço.

Leave a Reply

top