Sarau Fantástico Steampunk
Um dos grandes estimuladores dos eventos steampunks em são paulo é o editor Silvio Alexandre. Desta vez ele orquestrou junto a administração da biblioteca Viriato Corrêa um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. A iniciativa pretende ampliar as informações, repercutir as idéias, enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero para todos os leitores, escritores e editoras que publicam livros do gênero em língua portuguesa. E como presente aos fãs do estilo, o primeiro destes encontros abordará o steam!
Neste primeiro encontro o Steampunk é descrito como ‘um movimento cultural engajado e multimídia, cuja característica é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso, ou seja, a tecnologia não é feita através da eletricidade, mas movida a vapor’.
Neste gênero, explora-se ao máximo o apelo nostálgico do vestuário e da estética vitoriana, abusando-se de rebites, caldeiras, espartilhos e cartolas, bem como a aparência exótica de máquinas com cilindros de latão e engrenagens à mostra.
No Sarau, haverá o lançamento do romance “A Máquina Diferencial”, marco do gênero steampunk escrito por William Gibson & Bruce Sterling, que acaba de ganhar a primeira versão em português.
Teremos a presença da historiadora e escritora Ana Cristina Rodrigues, da Biblioteca Nacional, que irá falar sobre os costumes, tecnologia e cultura do século XIX, com destaque para a Era Vitoriana, e do professor Carlos Alberto Machado, do Conselho Steampunk – Loja Paraná, que irá explicar o que é o movimento steampunk e seu crescimento no Brasil.
Além disso, o público terá a oportunidade de apresentar leituras de seus autores preferidos ou de sua própria autoria.