search
top

Seguindo o rastro de vapor I – Uma Introdução ao Passado Extraordinário

Tudo gira ao redor da questão “E se?”

Esse é o eixo onde tudo se firma e se move.

“E se?”

E se toda a explosão da ciência que ocorreu no século XIX houvesse ido mais longe e mais depressa?

Aquela foi uma época em que escritores imaginaram jornadas a reinos de infinitas possibilidades: submarinos, maquinas voadoras, voltas ao redor do planeta, a ressurreição por meios científicos, e até viagens ao espaço. E também foi um período em que cientistas e inventores propuseram novas idéias que revolucionariam o mundo para sempre; conceitos e tecnologias tão fantásticas quanto aquelas dos livros de ficção escritos por Júlio Verne ou H.G. Wells, desde complexos mecanismos movidos à vapor para o transporte, passando pelo uso seguro da eletricidade, e até ondas invisíveis carregando informações a longas distâncias.

Invenções e descobertas transformavam aquela era em um época cheia de possibilidades. Possibilidades de ainda maiores conquistas, maiores metas a se atingir e ultrapassar. Promessas de um futuro brilhante, um futuro que seria moldado através da ciência, da engenharia, da literatura, da imaginação.

Agora é quando você me diz: — Certo, isso tudo é muito legal, mas onde entra a especulação nisso? Onde entra o “E se?”, que foi mencionado no início?

Ora, a especulação já estava ali quando alguns indivíduos olharam adiante de seu tempo. Quando enxergaram não somente engrenagens e caldeiras, mas sim potencial para algo mais. Veículos que poderiam levar pessoas de um ponto a outro em tempo mínimos, que poderiam cruzar o céu e atingir outras esferas. Viram não apenas relâmpagos, bobinas e faíscas, mas fontes de energia, ondas transmissores, e a possibilidade de revolucionar o mundo.

E isso foi precisamente o que ocorreu.

 

É claro que tudo isso é muito similar a nossa era… mas existe uma vitalidade diferente no que foi aquela época. As inúmeras diferenças politicas, culturais e estéticas são o que faz com que, a nossos olhos, o passado tenha algo de exótico. Um misto de familiaridade e estranheza diante de um cenário em que o desejo pelo futuro dividia espaço com os costumes do passado

Agora imagine se os saltos em direção ao futuro feitos naquela época tivessem ido ainda mais longe, e de uma maneira muito mais rápida.

Se nosso passado familiar já era um período interessante, imaginem só um passado extraordinário.

Um passado onde dirigíveis singram as nuvens e autômatos cruzam as ruas. Onde o engenho analítico de Charles Babbage foi um sonho concretizado, Ada Lovelace pôde por em uso suas técnicas de programação, e onde os inventos de Nikola Tesla não caíram no esquecimento.

E já que estamos especulando um passado fictício, por que não dizer que seria um passado onde cientistas encontram mundos perdidos e descobrem civilizações lendárias, onde videntes e médiuns contatam coisas que ninguém deveria conhecer, um passado mais aventuresco e revolucionário, onde raios da morte e titãs mecanizado dividem espaço com chapéus, bengalas, espartilhos, e pausas para o chá,

Steampunk nada mais é que um passado que nunca existiu. Um passado que olhava em direção ao futuro, reimaginado como se tivesse alcançado esse futuro.

O Steampunk é o futuro do pretérito.

 

Por Karl

Continua na segunda parte:

Seguindo o rastro de vapor – 2° Parte

Seguindo o rastro de vapor – 3° Parte

7 Responses to “Seguindo o rastro de vapor I – Uma Introdução ao Passado Extraordinário”

  1. Bichinho Selvagem.com says:

    Muito bem, eu vim aqui falar aquele blá blá blá, elogiando a iniciativa de vocês, desejando boa sorte, e etc… etc… etc…

    Numa próxima vez eu prometo especular algo sensato, mas tentem entender que este pobre bichinho que vos fala não tem estado no melhor juízo…

    Pode deixar que não irei perder a continuação e é isto ai… Joguem mais carvão na caldeira e mão na massa! Hhauahuahuaahu 8D~

  2. Ju Oliveira says:

    Permitam a invasão de uma leiga, porém desde já interessada, sobre Steampunk.

    É fato que sempre achei a idéia de máquinas e aparelhos antigos fascinante, mas não sabia da existência do termo Steampunk até pouco tempo.

    Mas não vou me prolongar mais, do contrário teremos aqui um relato de minha vida, e não é esse meu intento.

    Venho então, após voltas e voltas, para parabenizar o trio criador deste site, pela criatividade e bom gosto que expuseram aqui.

    Bem, como podem ver, acabei me prolongando.. Fazer o quê?

    Sigam em frente, camaradas! Aticem o fogo da inquietude e alimentem a caldeira de nosso conhecimento!^^

  3. Cândido Ruiz says:

    Sejam bem vindas!

  4. robinho.sl says:

    Ótima iniciativa!!

    Cada um que lê, interpreta de acordo com a sua realidade. Comigo, que estou criando um jogo pós-apocalíptico, não poderia ser diferente; e logo associei isso ao meu mundo e minha “realidade”. Primeira conclusão ao final da leitura:
    “Bah!! Um jogo com um toque de steampunk ficaria genial…”

    Parabéns pelo site! Promete excelente conteúdo. E quanto ao layout, está sensacional.

  5. Muito interessante a abordagem e parabéns pela edição de conteúdo. Bem diferente do que ja vi por ai. Era exatamente isso que eu esperava.
    Abraço a todos.

  6. Mr Eduard Robert says:

    Começamos muito bem,o site está belíssimo.
    “FORÇA NA CALDEIRA…..”

  7. Só soube da existência da Sociedade hoje. Parabéns, senhores! Continuem lubrificando as engrenagens desta machina! 🙂

Leave a Reply

top