search
top

Edward By Eduard

Edward Scissorhands


Photobucket

Edward mãos de tesoura. Um menino ingênuo que foi construído por um cientista que morre antes de ter construído as mãos para Edward, que no lugar tem… tesouras!

O  garoto sai de sua maravilhosa e solitária mansão, resgatado por uma vendedora, e conhece os moradores da idílica da cidade. Eles logo percebem o quão diferente ele é. Edward tem grande habilidade para esculturas em arbustos, cercas-vivas, cortes de cabelo… mas incapaz de pegar um copo d´água, ou de tocar Kim, filha de sua benfeitora, por quem se afeiçoou.

Photobucket

As diferenças logo se tornam grandes demais para que Edward seja aceito, ele é perseguido, e tal qual o Monstro de Frankenstein, abandona a humanidade para sempre.

Tim Burton fez o filme como um conto de fadas, as cores são vivas, os personagens simples, as paisagens oníricas. Edward, vivido por Johnny Depp, é um personagem diferente, e embora não tenha uma estética Steampunk, sua concepção remete a muitos dos clássicos que influenciaram o gênero. Ele é um ser artificial, criado pela ciência de um visionário, incompreendido e marginalizado, mas toda a fantasia também vem com uma humanidade tremenda.

Edward é um pós-vitoriano perdido no meio de uma cidade moderna, e que está preso em uma dicotomia muito familiar a narrativas dentro do Steampunk. Por um lado a casa em que nasceu, e ele mesmo, é um perfeito exemplo do autômato e do moderno, mas visto como algo antiquado, mesmo assim, ele tenta abraçar o novo. Já os moradores da cidade, são modernos em aparência, mas antiquados em seu cerne, perseguindo aquilo que julgam diferente e condenando o que não compreendem.

Eduard (O Conselheiro)

One Response to “Edward By Eduard”

  1. a.s. says:

    Edward é uma das minhas mais antigas obsessões, e é tb o primeiro filme que eu me lembro de ter assistido! (acredite se quiser)
    É um filme realmente incrível, e a mansão em que Edward é criado é impressionante, todo o maquinário e sua estética, e a genialidade obscura contrastante com a leviandade e imbecilidade (?) colorida da população da cidade…

Leave a Reply

top