search
top

Magica Steampunk

Magica! Você acredita em magica?

 

Imagine um candelabro a sua frente com duas velas acesas então um homem sai da escuridão, se aproxima, e apaga uma delas… Você o olha nos olhos e nota um brilho diferente, ele sorri como se guardasse um segredo, então estende a mão até a vela apagada e uma explosão de luz e cor surge do interior de sua mão reacendendo a chama da vela.

 

Bem todos nós desde criança aprendemos a apreciar um bom show de magica, mas imagine um show de Magica Steampunk!

 

Não não estou falando de “O Grande truque”, Fred Ericksen é francês e realiza o primeiro show de magica Steampunk do mundo!

 

 

Quando perguntei a Fred oque o levou a produzir um show assim ele me respondeu: -“Do to that I like, the steampunk and magic show” ou seja ”Para fazer aquilo que eu gosto, steampunk e apresentações mágicas”, isso mostra o quanto isto foi natural.

 

 

O Steampunk tem em si um grande poder de fascinar. A maior parte de nós já traz recordações profundas desde a infância de algum filme, animação ou livro que possuíam alguns elementos do Steampunk, Fred diz que seu primeiro contato com o Steampunk se deu através de dois filmes franceses: “Delicatessen” o qual não possui nenhum elemento explicitamente steampunk mas se passa em uma realidade alternativa, um pós futurismo decadente e “La Cité des Enfants Perdus” o qual já foi citado aqui pelo Karl.

 

Entre os filmes onde Fred buscou a estética steampunk estão Delicatessen, Ligue des gentlemen extraordinaires, Steamboy, Wild Wild West, Vidocq e é claro Le Prestige ( O Grande Truque).

 

Fred diz que admira o trabalho de dois grandes ilusionistas da atualidade um deles é Christopher Nicholas Sarantakos mais conhecido como Criss Angel, isto mesmo o astro de Criss Angel Mindfreak exibida no canal A&E Netword e Simon Drake astro de The Secret Cabaret.

 

Fred faz parte um grupo de ilusionistas intitulado “Mentalmaniaks” do qual taz fazem parte Yann Hardy, ao produzir um show de magica steampunk Fred conseguiu algo único e maravilhoso, “jogamos com todas as emoções e não somente os truques mágicos”.


 

Fred nos disse que acredita que surgimento de movimentações como o Conselho Steampunk será muito interessante, tocará a população e que ajudara artistas a desenvolverem o steampunk.

 

 

Em “O Grande Truque” diz-se que uma magica realiza-se em três etapas… a primeira é “a promessa”: Nessa etapa, o mágico mostra ao público algo comum. A segunda parte é “a virada”: nessa etapa, algo extraordinário acontece. Mas, o público ainda não aplaude.

 

 

 

 

 

A terceira parte é o “Grande Truque”: nela, algo imprevisível acontece. É quando o público fica sem palavras e não consegue explicar. É quando eles notam que foram enganados o tempo todo. Ou seja na Magica é necessário se produzir um ambiente, desenvolver uma aura capaz de dominar a atenção do publico.

 

 

Como sempre faço em todas as entrevistas peço ao entrevistado que defina o Steampunk em uma frase e nas palavras de Fred Ericksen o Steampunk é “It is spirit before everything”- o espírito antes de tudo.

Contato: http://www.fred-ericksen.com/

 

Por Cândido Ruiz


 

Leave a Reply

top