search
top

A Conspiração do Raio

VIDOCQ

Quando um Homem é atingido por um raio é a natureza seguindo seu curso natural, mas, quando dois homens são atingidos por raios é conspiração”.

Bem vindo a Paris, o ano é 1830 onde o popular detetive Vidocq (Gerard Depardieu), um ex-presidiário que se juntou à polícia, está caçando um assassino misterioso pelas ruas da capital francesa. Conhecido como “O Alquimista”, o criminoso utiliza uma máscara em forma de espelho, que segundo uma lenda serve para aprisionar as almas de suas vítimas, dando-lhe imortalidade e poderes fora do comum como extrema agilidade nas performances de lutas corporais ( Movimentos evidentes do Bartitsu).

Após muito tempo investigando o rastro do assassino, Vidocq o encontra nos subterrâneos de uma fábrica de espelhos e na luta decisiva, o detetive se joga em fosso em chamas deixando o alquimista solto nas ruas. Após o sumiço de Vidocq, surge um jovem, Etienne Boisset, procurando o sócio do detetive, Nimier, se identificando como um jornalista e biógrafo oficial dele. Sua intenção é concluir o livro sobre a vida do famoso detetive, além de continuar a busca pelo assassino como forma de vingança.

Nimier a princípio reluta, mas, depois conta ao jovem biógrafo o início da caçada de Vidocq ao Alquimista, onde o policial foi contratado por um antigo chefe, o arrogante político Lautrennes, para investigar um caso misterioso e que poderia ter motivação política.

Conhecido através dos jornais como: “A Conspiração do Raio“, dois empresários ricos e bem sucedidos, o fabricante de armas Louis Belmont e o químico Simon Veraldi, haviam sido assassinados por um raio vindo do céu que os incinerou de forma fulminante!

Será que devo falar sobre comercio e rapto de virgens, ópio, alquimia, uma dançarina exótica, ciência e superstição? Melhor que o leitor descubra por si mesmo, prometo em breve falar sobre quem foi Vidocq… por enquanto Vale ficar com o Trailer do filme.

Por Cândido Ruiz

(Duvida do que eu digo? Que tal dar uma olhada no que os nossos amigos do Boca do Inferno dizem a respeito?)

Leave a Reply

top