search
top

Curiosidades – O menor motor a vapor do mundo

O Menor Motor a Vapor do mundo

A máquina mede 6.8mm de altura, 16.24mm de comprimento e pesa 1.72gm. O diminuto motor tem um corpo cilíndrico de latão construído com rolamentos de eixo de manivela, pistão, biela e mecanismo valvulado.

Enquanto a menor peça é o alfinete conector de 0.7mm, a maior é a roda de 6.3mm de diâmetro. Seu diâmetro total é 16.24mm

Apesar de ser um hobby meus motores miniaturizados podem gerar eletricidade ou serem usados para bombear água”

afirma o construtor do motor Dr. Iqbal Ahmed de Nagpur, Índia.
Com vapor gerado por 10ml de água, esse motor pode funcionar por cerca de dois minutos. Há uma míni-caldeira de 45mm separada que é conectada por um cano de 38mm.


“Assistindo as rodas das locomotivas a vapor e dos trens de brinquedo com que meu avô me presenteara quando tinha sete anos, eu sempre sonhava em construir meus próprios um dia” declarou Iqbal.

Em 2007 Iqbal recebeu do Ministro da Ciência e Tecnologia Kapil Sibal uma placa e o prêmio do Desafio dos Pioneiros de Inovações da Índia.

Modelos em miniatura podem ser construídos, mas é praticamente impossível fazer esses modelos funcionarem realmente. O motor pelo qual ganhei a menção no Guiness não poderia ser feito com menos de 5mm.”

Com sessenta e três anos de idade, Iqbal Ahmed detém um título no livro dos recordes por ter construído o menor motor a vapor funcional do mundo.

Por Karl

2 Responses to “Curiosidades – O menor motor a vapor do mundo”

  1. kalisson says:

    como voce fez

  2. ou quero compra , interesa ….

Leave a Reply

top