search
top

Seminário Science’n’Fiction – A ciência na ficção científica

O Seminário Science’n’Fiction, a ser realizado no dia 30 de outubro, das 9h às 18h, na Sala Aloysio Biondi, e que está sendo promovido pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred), da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, tem como objetivo a discussão sobre as diversas relações e formas de expressão entre o gênero literário Ficção Científica e a Ciência e a Tecnologia.

Pela primeira vez, a Faculdade Cásper Líbero está promovendo um evento sobre ficção científica, com foco nas relações entre o gênero e a ciência/tecnologia.

O Grupo de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede oferece um espaço de debate e reflexão a respeito das tecnologias e das narrativas da ficção científica em um seminário que reunirá físicos, engenheiros, comunicólogos, professores, estudantes entre outros.

Confira a programação do evento:

8h30
Abertura

Lidia Zuin
Estudante de jornalismo, monitora do site de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e autora da iniciação científica ‘Wired Protocol 7: um estudo sobre Serial Experiments Lain e a alucinação consensual do ciberespaço’.
E não, ela não é solteira, eu sabia que você ia perguntar isso.

Walter Lima
Docente do Programa de Pós-graduação da Cásper Libero, coordenador do grupo de Pesquisa Teccred, Pós-doutor em Tecnologia e Comunicação e membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências Cognitiva da USP.

9h
Mesa I – Ficção Científica e Tecnologia
Como cientistas e pesquisadores tomam ou podem tomar a literatura de ficção científica como inspiração para suas investigações e criações.

João Zuffo
“Ciência e Ficção Científica”
Prognósticos sobre a evolução da Ciência e Tecnologia para os próximos decênios pouco os diferencia da ficção científica, pois, tudo o que se pode imaginar, desde que não rompa com as leis básicas da física, pode atualmente ser feito.”

Professor da Escola Politécnica, fundador do Laboratório de Sistemas Integráveis da EPUSP e presidente da LSI-TEC. Autor de 25 livros, dentre eles estão “Flagrantes da Vida no Futuro”- Editora Saraiva, um livro de ficção científica compromissado com a imensa evolução científica-tecnológica e às possíveis conseqüências econômico-sociais advinda dessa evolução, e a coleção “A Sociedade e a Economia no Novo Milênio”, tema de uma série de livros, abordando as transformações em que a sociedade está mergulhada em função do desenvolvimento das tecnologias da informação: Volume 1: A Tecnologia e a Infossociedade. São Paulo, Manole, 2002; Volume 2: Macroeconomia e Empregos. São Paulo, Manole, 2002 e Volume 3: A Infoecomonia. São Paulo, Manole, 2003.

João Kogler
“Ficção científica, mito e perplexidade”
Discute aspectos de como a ficção científica nos toca, surpreende e nos levam do deleite à reflexão e desta à inspiração.

Formado em Engenharia Elétrica (IMT) e Física (USP) , possui mestrado na área de Eng. Biomédica (Poli-USP)  e doutorado nas áreas de Visão Computacional e Processamento de Imagens (SCR – Princeton e USP). Foi cientista visitante do INRIA Sophia-Antipolis (França). Foi empresário e diretor técnico da UBIQSYS, alliance da National Instruments, Texas. Foi professor em diversas instituições de ensino superior. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa na área de visão e cognição robótica . Trabalha atualmente no Departamento de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.

11h15
Mesa II – Pós-humanos, cibercultura e robótica
Os arquétipos da ficção científica que se baseiam e se desenrolam no mundo real. O que já existe e o que está em desenvolvimento.

Jack Castro Holmer
Mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP- foi Professor da Faculdade de Artes do Paraná e atualmente é professor da Faculdade Internacional de Curitiba de e da universidade Tuiuti do Paraná e Artista Plástico.

Fabius Leineweber
Engenheiro quimico pela Unicamp (2002), pós-graduando em biotecnologia/bioinformatica pela USP. Programador experiente em diversas linguagens, publicou recentemente (2008) Computer-Mediated COmmunincation in Biology” – Journal of American Semiotics.

Luis Carlos Petry
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor – assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, topofilosofia, novas tecnologias, hermenêutica e comunicação.

13h15 – Almoço

14h30
Mesa III – O Cyberpunk é agora?
Um debate sobre a vertente da ficção científica e suas correlações com a atualidade.

Adriana Amaral
Jornalista, mestre e doutora em Comunicação Social pela PUCRS com Estágio de Doutorado em Sociologia da comunicação pelo Boston College, EUA. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS e autora de Visões Perigosas. Uma arque-genealogia do cyberpunk.

Fábio Fernandes
Jornalista, tradutor e escritor. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pesquisador de cibercultura e professor do cursos de Tecnologia e Mídias Digitais e Jogos Digitais da PUC-SP, é autor dos livros A Construção do Imaginário Cyber: William Gibson, Criador da Cibercultura (2006), Os Dias da Peste (2009) e Os Anos de Silício (no prelo).

Rodolfo Rorato Londero
Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Estudos Literários e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da publicidade, cyberpunk e pós-modernismo.

16h45
Mesa IV – Movimentos culturais sci-fi
Como a ficção científica une pessoas e promove movimentos culturais pela cidade de São Paulo. Apresentação de fãs de Steampunk e Star Wars vestidos a caráter.

Carlos Felippe
Artista plástico, editor do site da Loja São Paulo do Conselho Steampunk, colunista do site OutraCoisa.com.br, um dos membros-fundadores do Conselho Steampunk e tal, e coisa ….  é esse sou eu,  é esse é meu nome.  Se você não sabia, quer dizer que você não costuma ler esse site.

Cauê Nicolai
Estudante a prazo de filosofia; desenvolvedor, programador e gestor web na maior parte do tempo. Mas é quando se dedica à música eletrônica/industrial underground que está sua paixão: foi moderador da lista de discussão Rejekto durante quatro anos; é músico de suporte nos shows do projeto de Electro-Industrial kFactor e do projeto de EBM/Industrial Tatari Gami; membro do Atari Game, duo que produz música com sonoridade que remete à decada de 1980, além de ser organizador e DJ da festa PÓS e do CyberCarnival, que estreiará em 2011. Seu projeto atualmente é construir um cenário mais favorável aos gêneros eletrônicos e industriais underground através de festas, festivais e divulgação dos lançamentos pelas redes sociais.

Marcelo ‘Chewie’ Forchin
Representante do grupo paulista de Star Wars, Conselho Jedi.

Henrique Kipper
Frequentador da cena Gótica paulistana desde o começo de 1990. Organiza eventos Góticos e Darkwave mensais e páginas informativas sobre a subcultura Gótica desde 2004. Também é cartunista, ilustrador e quadrinhista  desde 1988, e professor de Inglês e Português.

18h
Encerramento

Acompanhe o twitter e o blog do Seminário: http://twitter.com/sciencenfiction e http://sciencenfiction.wordpress.com

E faça sua inscrição!

Inscrições: Envie seu nome e instituição que representa para  eventos@casperlibero.edu.br e aguarde o e-mail confirmando sua participação.

O Seminário também será transmitido ao vivo pela internet. Se você tiver interesse em assisti-lo via web, envie para o mesmo e-mail acima seu nome e instituição que representa, comunique seu interesse e aguarde o e-mail indicando o link.
Os interessados em participar do Seminário, e que não são do corpo docente e discente da Cásper Líbero, devem enviar nome, rg, telefone e instituição que pertence para retorno da confirmação da inscrição via e-mail.

Por Karl
(Que dispensa o abraço do robô)

One Response to “Seminário Science’n’Fiction – A ciência na ficção científica”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Karl Felippe, Science'n'Fiction. Science'n'Fiction said: Science'n'Fiction no @SteampunkSP! http://bit.ly/ck031i […]

Leave a Reply

top