search
top

Retrofuturismo

Os fãs do Steampunk e da ficção científica  agora poderão apreciar a primeira publicação que reúne todos as possíveis aventuras do Retrofuturismo.
Tudo isso é possível aos olhos atentos do retrofuturismo, onde a extrapolação tecnológica transcende épocas e nos apresenta o que poderia ter acontecido – ou o que poderá acontecer – caso os avanços tecnológicos rompessem as barreiras conhecidas. Mergulhe nesse universo de possibilidades. Conheça todo o poder do Retrofuturismo.
Conheça Retrofuturismo – um compêndio do Comendador Romeu Martins sobre as variantes do punk e suas associações inimagináveis.

Imagine se o fogo ou a roda fossem conhecidos desde os primórdios da humanidade, ou se a pólvora surgisse antes do período medieval, ou o que ocorreria se os computadores atuais houvessem surgido antes das Grandes Guerras Mundiais, e até mesmo se em um futuro não tão distante pudéssemos viver em ambientes de imersão totalmente virtuais.

Orelhas da Obra:

Punk, palavra usada por William Shakespeare há mais de meio milênio, para se referir a prostitutas, aos marginais, e àqueles que desafiam a ordem estabelecida, a moral e o status quo. No anos 70 e 80 do século XX, a expressão passou para vertentes musicais, literatura fantástica, artes, cinema e tudo que pudesse envolver alguma forma de protesto e expressão artística.

O cunho real do termo na área literária veio com o Cyberpunk e seu mantra: High tech, low life. Muita tecnologia, futuro, e coisas incríveis. Logo na sequencia veio a especulação e foi cunhado o Steampunk, com suas tramas na Era Vitoriana, mas com tecnologias muito avançadas para a época.
E daí a mente criativa divagou. O que poderia ter acontecido caso tecnologias surgissem retroativamente em outros períodos
da História?

O que ocorreria na idade da pedra (Stonepunk) e no advento do Bronze (Bronzepunk)? E na Idade Média (Middlepunk), no Renascentismo (Clockpunk), nas Grandes Guerras Mundiais (Dieselpunk, Nazipunk)? E com o surgimento da energia nuclear, ou da eletroeletrônica avançada (Atomicpunk, Transistorpunk)?

Retrofuturismo é o livro que vem para apresentar todas essas vertentes do Punk! reunindo alguns dos melhores escritores brasileiros, cada um dentro de um desses estilos.

Dados Técnicos:

Autoria: Vários Autores – Organização: Romeu Martins
ISBN: 978-85-61541-49-1
Páginas: 352
Formato: 14x21cm
Ano: 2013

Contos e autores: (Autores – Estilos – Contos dos Participantes)

Alliah – Stonepunk – Imaginística
Nikelen Witter – Bronzepunk – Sobre asas douradas
Georgette Silen – Middlepunk – Sobre como o Rei Arthur derrotou o dragão negro dos saxões na batalha de Monte Badon ou Uma canção para o mestre Merlin
Ana Cristina Rodrigues – Clockpunk – Venezia em chamas
Gianpaolo Celli – Steampunk – Jack Mesmeric
Renato Azevedo – Dieselpunk – Céu de Guerra – A Batalha da Inglaterra
Michel Argento – Nazipunk – A nova frente russa
Marcelo Augusto Galvão – Atomicpunk – A morte nos espreita do espaço enquanto aguardamos o apocalipse nuclear
Dana Guedes – Transistorpunk – Akazoku
Richard Diegues – Cyberpunk – Baby Beef, Baby!

A diagramação está fantastica! Folhei a obra neste link – Amostra do livro.

Viste o site da Tarja Editorial e saiba mais 😉

 

SteamPunk II – Tarja Editorial

One Response to “Retrofuturismo”

  1. […] Retrofuturismo Join the forum discussion on this post – (-1) Posts […]

Leave a Reply

top