search
top

Dom Chicote Mula Manca

O Conselho Steampunk convida a todos os fãs de Miguel de Cervantes e amantes do teatro para assistir ao espetáculo Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança, montagem da Cia A DitaCuja.
Nos anos 70 a clássica e fantástica obra Dom Quixote de La Mancha inspirou Oscar Von Pfhul a escrever esta obra infantojuvenil, A DitaCuja apresenta uma versão dessa obra adaptada para o universo steampunk  por meio de uma estética retro-futurista romântica!


SINOPSE

“Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança” conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Chicote que, por ordem do rei, parte em busca das ovelhas roubadas de seu amigo Zé Chupança em uma jornada repleta de perigos imaginários e conspirações reais. Da dualidade entre público e privado e antigo e moderno nasce a proposta desta montagem, um espetáculo que encontra-se com o movimento Steampunk e propõe na sua estética a criação de um outro tempo e um outro lugar.


Sobre A DitaCuja e a peça

Nossa história começa no ano de 2010, quando a trupe da Cia. de teatro A DitaCuja iniciou seus estudos sobre o Teatro de Rua. De lá para cá treinamentos e experimentos dessa arte foram realizados, até que em 2012 surge a pontual idéia, oriunda dos cafundós da mente de nosso artista Flávio Racy, que sugeriu dentre seus textos prediletos esta saga: um herói que perseguindo sua grande vontade torna-se cavaleiro real para defender a verdade e a justiça.

O grupo com o intento de contar essa saga nas ruas, convida para conduzir o trabalho, André Cruz, ator e diretor e segue-se a jornada, a fim de conceber uma proposta de encenação que passa por investigações, indagações e observações.

Escolhemos a estética, Steampunk. Treinamos as técnicas necessárias, máscaras, acrobacias, canto e esgrima. Reunimo-nos com profissionais experientes, que vieram compartilhar seus conhecimentos. Fábio Resende (Ator, diretor e dramaturgo d’A Brava Companhia), Karl Felippe (Membro fundador do Conselho Steampunk de São Paulo) e Delson Ferreira (Sociólogo).

“Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança”, foi escrito pelo médico e dramaturgo santista Oscar Von Pfhul nos anos 70, inspirada no nobre cavaleiro de Dom Quixote de La Mancha, e nesta montagem, adaptado por Matheus Savazzi.

A peça conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Chicote que, por ordem do rei, parte em busca das ovelhas roubadas de seu amigo Zé Chupança em uma jornada repleta de perigos imaginários e conspirações reais. Entre alucinações e descobertas, o personagem caminha pelo reino onde julga perseguir a verdade e a justiça, mas dentre suas aventuras, vai perceber que o mundo não é como o conhece verdadeiramente.

O projeto ‘Dom Chicote Mula Manca’ foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2012 e pelo Programa de Incentivo Cultural de Ribeirão Preto e, além da sua montagem, realizou itinerância por mais de 15 cidades do estado de São Paulo, deixando as marcas deste herói que em sua jornada pela verdade encontra nada mais que a realidade.

INFORMAÇÕES DO ESPETÁCULO

Gênero: Comédia
Modalidade:
Teatro de Rua
Duração:
60 minutos
Classificação:
Livre. Conteúdo livre para todas as idades.

FICHA TÉCNICA

Texto de Oscar von Pfuhl
Direção de André Cruz
Co-direção de Flávio Racy
Adaptação de Matheus Savazzi

Elenco:
André Cruz
Flávio Racy
João Marcílio
Matheus Savazzi
Michelle Maria

Curta a fanpage do grupo no Facebook

Por Cândido Ruiz

 

Grande Notícia: A Cia A DitaCuja participará da II SteamCon!

 

Leave a Reply

top