search
top

Astrologia Steampunk?

No final da Steamcon IV, presentes estavam o Cândido, a Ana, a Pausa Dramática, o Enéas e  Bruno Accioly. Talvez tivesse mais gente, mas como a conversa foi regada por um vinho (que na minha lembrança era bom), depois da terceira taça, já não sei direito.

Por influência do vinho ou não, lancei a ideia de uma Astrologia Steampunk. Eu acho até que as senhoritas e os senhores presentes, com as mentes embaçadas pelo vinho, nem tenham uma vaga lembrança do que eu disse.

Todavia, como um bom Taurino, gosto de concluir as coisas que foram começadas.

Uma pergunta foi feita pelo Bruno:

– E tem alguma coisa de diferente?

astrologia7

Este tempo todo entre o final da Steamcon e o dia de hoje (não continuamente, confesso) foi tomado por tentar respondê-la. Isso foi bastante difícil já que houve uma preocupação muito pequena em registrar historicamente a astrologia, sobretudo no período que vai do final do século XVIII até meados de do século XIX. O Século das Luzes acabou apagando a Astrologia, sendo que o último curso foi dado em uma Universidade foi em 1770, em Salamanca, na Espanha. Quem era contra a Astrologia não registrou nada por ser uma  “mera superstição” e quem era a favor, ficou bem quietinho, já que chegou a ser criminalizada em alguns países.

Mas onde o Astrólogo vai olhar quando tem dúvida? Nos céus é lógico! E nós céus, mais um planeta.

Em 1781 um astrônomo amador chamado William Herschel descobre Urano, num período em que aconteceram muitas coisas: em 1769 é James Watt melhora o desempenho da máquina a vapor tornando-a viável, em 1776 os EUA declaram sua independência e em 1789 tem início a revolução francesa.

Modernamente, a Astrologia considera Urano o revolucionário e sua trajetória pelos signos vai definir momentos de tensão onde vão ocorrer mudanças. Todavia, ele não foi incorporado de pronto à Astrologia. No momento que ele foi descoberto, a Astrologia estava no ostracismo e sua descoberta era mais um ponto a favor de seus detratores. A informação de quando a assimilação de Urano (e posteriormente Netuno) ocorreu eu não consegui encontrar.

Na Astronomia, devido à excentricidade de sua órbita e a posição de seu eixo (quase paralelo à eclíptica) ele considerado um planeta revolucionário, tal como na Astrologia!

urano2

Netuno seria descoberto em 1846, no período em que estava ocorrendo a segunda Revolução industrial, onde o vapor atinge mais drasticamente os meios de transporte, como as locomotivas e os navios (Netuno é o Deus dos Mares).

Neste período a Astrologia começa a sair o ostracismo. Tem especial importância dos astrólogos ingleses Richard James Morrison, que usou o pseudônimo Zadkiel, e William C. Wright, que usou o pseudônimo de Raphael. Eles reabilitaram a Astrologia no meio intelectual da época, dando um impulso ao que posteriormente foi chamado de Astrologia Científica. Em 1896 foi publicada a primeira revista de Astrologia Científica, sob o comando de Alan Leo, pseudônimo de W. F. Allen.

Segundo o historiador Kocku von Stuckrad |(não me peçam pra ler este nome em voz alta),  Richard James Morrison “era um homem vitoriano por excelência” e começou o trabalho de psicologização da Astrologia e sua romantização. Os seus trabalhos de revisão desta arte (que podem ter colocado no mapa astral Urano e Netuno) marcaram a astrologia até hoje.

Plutão que foi descoberto só em 1930 estaria fora deste contexto.

Do que podemos deduzir, há dois planetas Steampunk por natureza: Urano e Netuno.

Que sejam bem vindos então!

urano-netuno-plutao-astrologia-transpessoais

 

 

 

Leave a Reply

top