search
top

O Maior Encontro Steampunk do Mundo!

Você já se imaginou participando de um recorde do Guinness Book? Eis a sua chance! É com felicidade que anunciamos que a Convenção Steampunk de Paranapiacaba, o maior evento steampunk do Brasil, concorrerá ao título de Maior Encontro Steampunk do Mundo.

Mas o que é esse título?
“O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.” – fonte: Wikipedia

Todos os novos recordes são adicionados ao Livro Guinness e os antigos recordes são atualizados assim que superados. Dentre os muitos recordes, existe o que nos interessa “Largest gathering of steampunks”, cujo atual detentor do título é a charmosa vila de Oamaru na Nova Zelandia, que merece – com certeza – o título de Vila Mais Steampunk do Mundo, afinal de contas, não só detém o recorde do maior encontro (com 228 participantes) como vive, de fato, o movimento artístico steampunk. Em Oamaru é possível visitar diversos locais decorados com mobiliário steampunk que não são temporários, mas parte de um grande roteiro fixo. Conheça Oamaru!

Estamos concorrendo ao título?
Nossa inscrição, realizada em 2016, já foi oficialmente aceita pelo Guinness. A partir de agora nos falta realizar o feito e enviar as devidas provas à organização do Guinness, que segue rígidos padrões e só aceita provas fidedignas da autenticidade de todos os recordes. Então, em Agosto de 2017, na quinta edição da SteamCon de Paranapiacaba, venha nos ajudar a quebrar este recorde.

Como participar?
Eis o grande desafio: reunir o maior número de participantes no mesmo local por um tempo determinado com uma caracterização bem definida. Mais especificamente, vamos nos reunir e manter-nos juntos por alguns minutos, com a caracterização definida pelo Guinness:

“1. In order to be counted, all participants must be fully costumed from head to toe. A full costume consists of a Victorian period costume and at least one “gadget” accessory, which is worn, not carried.”

Em outras palavras, para participar deste recorde é necessário estar caracterizado da cabeça aos pés com uma vestimenta vitoriana e, no mínimo, um “aparato customizado” como acessório que seja utilizado (vestido) e não portado, como armas. Esta é a primeira regra do Guinness para caracterizar a estética steampunk, claramente definida no recorde como subgênero da ficção cientifica.

Este encontro será registrado em fotografia e vídeo para avaliação do Guinness. Cada participante deverá estar presente no local indicado (ainda aguardando permissões para ser anunciado) e permanecer no local durante o tempo estipulado pela organização (não mais que 20 minutos no total). A tentativa será acompanhada por testemunhas previamente selecionadas, monitorada por meio de cronômetro e câmeras que serão operados por autoridades locais a serem previamente anunciadas.

Onde e quando:
O recorde será quebrado dentro da V SteamCon de Paranapiacaba, na Vila Ferroviária de mesmo nome. A data da tentativa para quebrar o recorde será divulgada assim que a data do evento for anunciada, mas adiantamos que será realizada visando o maior número de participantes. Infelizmente, devido ao grande número de pessoas de outros estados e distintos horários de trabalho, prevemos que não será possível a participação de todos, afinal de contas, a organização da Steamcon não faz o impossível (ainda!). Todos os participantes deverão se reunir no horário previamente divulgado pelos organizadores aqui mesmo nesta postagem, que será atualizada em breve.

Dúvidas?
Em breve vamos listar aqui os nomes de voluntários que poderão responder e orientar os interessados em participar deste recorde.

Contamos com o apoio de todos vocês e Fogo na Caldeira!

Leave a Reply

top