search
top

Exército de Goggles – part2

Os Fóruns do mundo Steampunk

Senhoras e senhores depois de haver percorrido os lugares mais recônditos das terras onde se falam as línguas ibero-americanas. Lhes trago historias oriundas destes lugares. Histórias, que fui conhecendo em minhas viagens, onde travei conhecimento com grupos de pessoas excepcionais. Estes homens e estas mulheres, não se destacavam por suas proezas físicas, o por haver travado árduas batalhas onde tudo parecia estar perdido. Não, estes seres insólitos, tinham uma habilidade muito mais chamativa e surpreendente. Eram capazes de deformar a realidade que os rodeava segundo a sua vontade. Ao entrar em seus domínios, descobrí a incomum beleza de seu mundo.

Nestes domínios se uniam a mecânica e a arte, o prático e o estético, o estranho e o deslumbrante. Um lugar onde indômitas criaturas, atualmente desconhecidas, são tão comuns como para nos o é um cão ou um gato. E onde um simples escritor podia da noite pro dia transformar-se em um corsário do ar; um ferreiro no compositor das mais bonitas melodias; e uma dama das altas esferas na moçoila de qualquer taberna. Tudo segundo, o que nesse momento, lhes resultou mais prático e conveniente.

Pessoas que não descartavam as ideias novas e que sempre se interessam pelo que um tem para dizer, que não discriminam a outros por sua pele, sua religião ou sua condição econômica, porque sabem que estas condições mundanas, se vêem fortemente atadas aos avatares da imaginação.

E são estes mesmos os que nos inspiram a ser como eles. A usar de forma desmedida o poder de nossa imaginação e nossa criatividade. Seja para criar obras de arte mecânicas, melodias exóticas como os assuntos nos que se inspiram, Convocações tão estranhas que nos fariam duvidar da possibilidade de sua existência; os vestidos tão belos e práticos que deslumbrariam as mais finas princesas, que crêem conhecer tudo referente ao mundo da moda.

É por tudo isso e muito mais que lhes apresento a estas pessoas, para que possam ampliar sua concepção do charmosamente insólito, pessoas que para conhecê-las basta entrar em: SteampunkSP ou Conselho Steampunk§ Loja São Paulo -” GHDH

Esta descrição dos grupos steampunkers é também um convite para que todos conheçam os fóruns de debate sobre o assunto. O Steampunk sempre foi tido como um gênero marginal tanto devido ao fato de ser um subgênero da ficção cientifica, que por si só já enfrenta muitos preconceitos, quanto a enganos ocasionados pelo termo “punk” na raiz de seu nome. Entre encontros e desencontros o número de admiradores do gênero tem crescido cada vez mais.

Uma das principais ferramentas utilizadas pelos steampunks é a internet, através de blogs, comunidades e fóruns a troca de informações, organização de eventos e ocorrência de debates é facilitada.

Todos devem conhecer o Brass Goggles, um fórum de língua inglesa que reúne um grande numero de amantes do steampunk, mas e quanto ao Steampunk SP e o Laboratory of Time ?

Antes de tudo Steampunk SP é a abreviação de Steampunk Spain e não mais uma referencia a Loja Paulista do Conselho Steampunk.


O Steampunk SP é um fórum dedicado aos povos de língua hispânica com uma ótima administradora chamada Lis, também conhecida como Lady Elizabeth.

Lis nos conta: – “bom, pois nasci em 89, assim que sou mais jovem que o steampunk e sou de Barcelona, Espanha o fato é que desde os 9 anos gosto muito da ficção científica, entre outras coisas minhas primeiras leituras foram Jules Verne, e logo mestres mais recentes como Asimov, Bradbury, Clarke,… por outro lado, sou estudante de História, gosto muito de história, e arte, e tudo relacionado com a antiguidade, mas também as ciências naturais. Pois o fato é que, depois de ver alguns filmes como Wild Wild West, e acima de tudo o que gosto bastante, por mais criticado que fosse, “A Liga Extraordinária”, Comecei a gostar bastante dessa coisa tão curiosa curiosa, digamos que muito, mas bem, de início acreditava que havia pouca gente que gostava de steampunk na Espanha, só os aficionados ao ci fi, e quatro pessoas mais, mas comecei a buscar tutoriais de steampunk, a frequentar o Brass Goggles ainda que meu inglês não seja muito bom, (risos) e faz um par de meses, comecei a ver que havia gente que se interessava bastante de algum modo em blogs sobre tudo e me alegrei bastante ao ver blogs mais especializados, só de steampunk”.

E confessa: – “ Me encanta que duas comunidades, de diferente fala inclusive, entrem em contato com experiências compartilhadas, é genial!

Ainda que creio que aqui estamos ainda um pouco “verdes”, não maduros”.

Não há como negar que um fórum capaz de aproximar indivíduos de dois ou três continentes seja uma ferramenta valiosa na divulgação do gênero.

Como diz nosso amigo argentino GHDH:

As sociedades, são uma forma de conhecer gente que goste do mesmo que um. Além de serem grandes fontes de ideias para ampliar os projetos próprios ou grupais.
E a melhor maneira de ajudar aos que gostam do gênero é informá-los sobre o mesmo, brindar-lhes o apoio (dentro das limitações de cada um) necessário para suas ideias. Por dizê-lo de algum modo, plantar-lhes o bicho da curiosidade”.

Há também um fórum de origem italiana o Laboratory of Time ou SteamPunk Italian Society Community and fórum.

Mais um meio dos fãs do steampunk de entrarem em contato com outros admiradores, trocar experiencias, organizar encontros, fazer debater e vários outros beneficios ao movimento.

Por Cândido Ruiz

(Agradecimentos a GHDH, Lady Elizabeth, Knard e Grafo)

Los Foros del mundo Steampunk

“Señoras y señores luego de haber recorrido los lugares más recónditos de las tierras donde aun se hablan las lenguas iberoamericanas. Les traigo historias oriundas de estos lugares. Historias, que fui conociendo en mis viajes, donde trate grupos de personas excepcionales. Estos hombres y estas mujeres, no se destacaban por sus proezas físicas, o por haber librado arduas batallas donde todo parecía estar perdido. No, estos seres insólitos, tenían una habilidad mucho más llamativa y sorprendente. Eran capases de deformar la realidad que los rodeaba a su voluntad. Al entrar en sus dominios, descubrí la inusual belleza de su mundo.

En estos dominios se unían la mecánica y el arte, lo práctico y lo estético, lo extraño y lo deslumbrante. Un lugar donde indómitas criaturas, actualmente desconocidas, son tan comunes como para nosotros lo es un perro o un gato. Y donde un simple escritor podía de la noche a la mañana volverse en un corsario del aire; un herrero en el compositor de las más hermosas melodías; y una dama de las altas esferas en la mozuela de cualquier taberna. Todo según, lo que en ese momento, les resultara mas practico y conveniente.

Personas que no descartaban a las ideas nuevas y que siempre se interesan por lo que uno tiene para decir, que no discriminan a otros por su tez su religión o su condición económica, porque saben que estas mundanas condiciones, se ven fuertemente atadas a los avatares de la imaginación.

Y son estos mismos los que nos inspiran a ser como ellos. A usar en forma desmedida el poder de nuestra imaginación y nuestra creatividad. Sea para crear obras de arte mecánicas, melodías exóticas como los asuntos en los que se inspiran, emplazamientos tan extraños que nos harían dudar de la posibilidad de su existencia; o vestidos tan bellos y prácticos que deslumbrarían a las más finas princesas, que creen conocer todo lo referente al mundo de la moda.

Es por todo esto y mucho más que les presento a estas personas, para que puedan ampliar su concepción de lo hermosamente insólito, personas que para conocerlas vasta con entrar en: SteampunkSP o Consejo Steampunk§ Logia São Paulo -” GHDH

Esta descripción de los grupos steampunkers es también una invitación para que todos conozcan los foros de debate sobre el asunto. El Steampunk siempre fue tenido como un género marginal tanto debido al hecho de ser un subgénero de la ciencia ficción, que por sí mismo ya enfrenta muchos prejuicios, cuanto a engaños ocasionados por el termino “punk” en la raíz de su nombre. Entre encuentros y desencuentros el número de admiradores del género hay crecido cada vez más.

Una de las principales herramientas utilizadas por los steampunks es la internet, a través de blogs, comunidades y foros el cambio de informaciones, organización de eventos y ocurrencia de debates es facilitada.

Todos deben conocer el Brass Goggles , un foro de lengua inglesa que reúne un grande número de amantes del steampunk, pero y cuanto al Steampunk SP y el Laboratory of Time ?


Antes de todo, Steampunk SP es la abreviación de Steampunk Spain y no más una referencia a la Logia Paulista del Consejo Steampunk.

El Steampunk SP es un foro dedicado a los pueblos de lengua hispánica con una óptima administradora llamada Lis, también conocida como Lady Elizabeth.

Lis nos cuenta: – “bueno, pues nací en el 89, así que soy más joven que el steampunk y soy de Barcelona, España el hecho es que desde los 9 años me gusta mucho la ciencia ficción, entre otras cosas mis primeras lecturas fueron Jules Verne, y luego maestros más recientes como Asimov, Bradbury, Clarke,… por otro lado, soy estudiante de Historia, me gusta mucho la historia, y el arte, y todo lo relacionado con lo antiguo, pero también las ciencias naturales. Pues el hecho es que, tras ver algunas películas como Wild Wild West, y sobre todo la que me gusta bastante, por muy criticable que sea, “La liga de los Hombres Extraordinarios”, esa cosa tan curiosa me comenzó a gustar bastante digamos que mucho, pero bueno al principio creía que había poca gente que le gustaba el steampunk en España, sólo los aficionados al cifi, y cuatro personas más pero comencé a buscar tutoriales de steampunk a frecuentar el Brass Goggles aunque mi inglés no es muy bueno, jeje y hace un par de meses, comencé a ver que había gente que se interesaba bastante de algún modo en blogs sobre todo y me alegré bastante al ver blogs más especializados, solo de steampunk”.

Y confesa: – “ a mi me encanta de que dos comunidades de diferente habla incluso entren en contacto con experiencias compartidas, es genial! aunque creo que aquí estamos aun algo “verdes”, inmaduros”.

No hay como negar que un foro capaz de aproximar individuos de dos o tres continentes sea una herramienta valiosa en la divulgación del género.

Como dice nuestro amigo argentino GHDH:

Las sociedades, son una forma de conocer gente que gusta de lo mismo que uno. Ademas de que suelen ser grandes fuentes de ideas para ampliar los proyectos propios o grupales.
Y la mejor manera de ayudar a los que gustan del genero es informarlos sobre el mismo, brindarles el apoyo (dentro de las limitaciones de cada uno) necesario para sus ideas. Por decirlo de algún modo, plantarles el bicho de la curiosidad”.

Hay también un foro de origen italiana el Laboratory of Time o SteamPunk Italian Society Community and Fórum.

Más un medio de los fans del steampunk de entraren en contacto con otros admiradores, cambiar experiencias, organizar encuentros, hacer debates y varios otros beneficios al movimiento.

Por Cândido Ruiz

(Agradecimientos a GHDH, Lady Elizabeth, Knard y Grafo)

Exército de Goggles – part1

2 Responses to “Exército de Goggles – part2”

  1. Doctor Victor says:

    Excelente expandirmos os horizontes através do globo; talvez com o tempo, tecnologia e insanidade o suficiente até mesmo através dos planos.

    Assim como algumas comunidades latinas nos divulgaram da mesma maneira que também os apontamos, as barreiras não param por aí.

    Certamente, irei aventurar-me com nossos colegas entusiastas de língua estrangeira. Até em árabe, nunca se sabe.

Leave a Reply

top