search
top

Nikola Tesla – Especial de aniversário – Parte IV

Nikola Tesla – Opiniões, visões e ilusões

Inventar era geralmente um processo consciente para Tesla. Suas intenções e objetivos, e mesmo projetos e modelos, eram perfeitamente formados em sua mente antes dele e sua equipe moverem um dedo sequer.

Porém, houve momentos em que ele tropeçou em descobertas por acaso.

Como já foi dito, Tesla realizou suas primeiras experiências com tecnologia ressonante em seu laboratório em Nova York, ligando um pequeno oscilador, que fazia com que um espelho vibrasse levemente. Durante uma dessas experiências, subitamente, o laboratório foi invadido por um esquadrão de policiais, exigindo que Tesla parasse com seus experimentos.

O motivo: a ilha de Manhattan estava vibrando por quilômetros e quilômetros de distância. Tesla não havia considerado o fato das ondas ressonantes tornarem-se mais fortes quanto mais elas viajassem, e, sem perceber, criou o que ficou conhecido como a Máquina de Terremotos de Tesla.

Tesla também aplicou seus equipamentos ressonantes em formas bizarras de terapia.

Inventou máquinas que inundavam seu corpo com cargas elétricas e fortes vibrações, com o objetivo de aliviar dores e promover a cura de doenças. Tesla não era apenas o inventor de seus equipamentos eletroterapêuticos, ele também era a principal cobaia e usuário. Ele se tornou viciado no tratamento que inventara, insistindo em dizer que as seções com a máquina o rejuvenesciam enquanto ele permanecia horas e horas trabalhando, sem comer ou beber nada.

Tesla certa vez deixou seu amigo Mark Twain testar a máquina de cura. Ele relatou ter aproveitado a experiência imensamente, até que as vibrações fizeram com que perdesse o controle sobre seus intestinos momentaneamente. Um momento foi o que bastou para que ele não tentasse novamente.

Tesla comercializou sua invenção, e a Companhia Eletroterapêutica Tesla foi uma de suas únicas empresas a ter algum sucesso comercial.

Tesla também recebeu outra revelação acidental durante seus testes com o amplificador transformador em Colorado Springs. Certa noite, durante a construção do aparelho, este começou a ressonar com uma série de “clicks” precisos, similares a código morse. Tesla estava convencido que estes sinais estavam sendo enviados por seres extraterrestres. Tesla expressou seu credo da vida em Marte, e como ele acreditava ter a prova. Mais tarde, concebeu transmissores para a comunicação com os marcianos, expondo sua visão de que manter relações pacíficas com nossos vizinhos espaciais era um dos mais urgentes deveres da humanidade.

Tesla acreditava que a guerra não poderia ser evitada até que sua causa fosse removida, mas em geral se opunha a confrontos. Ele buscou reduzir distâncias, através de técnicas de comunicação para melhor entendimento, trasporte e transmissão de energia, como meio de consolidar relações internacionais mais amigáveis.

Em 1926, Tesla comentou sobre o quão doente era o conceito da subserviência feminina e sobre a luta doas mulheres por igualdade entre os sexos. Indicou que o futuro da humanidade será governado por “Abelhas Rainhas”. Ele acreditava que mulheres, sem dúvida alguma, seriam o sexo dominante do futuro.

Em seus últimos dias, Tesla ficou fascinado com a idéia da Luz como sendo tanto partícula como onda – a proposição fundamental do que se tornaria a física quântica. E foi este campo específico de investigação o levou à criação do Raio da Morte. Tesla também tinha a idéia de criar uma “parede de luz”, manipulando ondas eletromagnéticas em um certo padrão (curiosamente, nessa época sua sensitividade a luz, bem como a sons e vibrações voltou intensificada).

Esta misteriosa parede de luz permitiria que o tempo, espaço, matéria e até gravidade fossem manipuladas à vontade do operador, e concebeu uma grande variedade de propostas que parecem hoje sair diretamente da ficção científica, incluindo naves anti-gravidade, teletransporte e viagens no tempo.

Provavelmente a invenção mais estranha que Tesla já propôs foi o fotografador de pensamentos. Ele relacionou que todo o pensamento criado pela mente humana cria uma imagem correspondente na retina, e a informação elétrica desta transmissão neural poderia ser lida e gravada em uma máquina, esta informação, então, poderia ser processada através de um nervo óptico artificial e visualizada como padrões visuais em uma tela.

Vegetarianismo

Vegetariano convicto, em um artigo para a revista Century Illustrated, Tesla afirmou:
“É certamente preferível cultivar vegetais, e creio que o vegetarianismo é o mais recomendável curso para se afastar dos bárbaros hábitos estabelecidos”

Tesla argumentou o quanto errado era consumir carne, que era tão pouco econômica, enquanto um grande número de pessoas passavam fome; ele também acreditava que alimentos cultivados eram superiores à carne por seus efeitos na performance mental e mecânica do corpo, ele também argumentou que o abate de animais para consumo era cruel e desnecessário.

Os pombos de Tesla

Durante seus últimos dez anos Tesla viveu no apartamento 3327, uma suíte de dois quartos no trigésimo terceiro andar do Hotel New Yorker.

Tesla afirmava que era visitado por um específico pombo branco naquele apartamento todos os dias.


Tesla alimentava pombos há anos, considerando-os seus mais leais amigos, e entre eles havia uma bela pomba branca com as pontas das asas cinzentas que o seguia por todo lugar, e logo um vínculo surgiu entre eles; se a pomba adoecesse, ele cuidaria dela até que a saúde voltasse ao pássaro, e enquanto ela precisasse ele estaria ali para ela e manteria um propósito em sua vida.


“Sim, eu amava quela pomba, a amava como um homem amaria uma mulher, e ela me amava” afirmou Tesla.

Uma noite Tesla estava deitado em sua cama, e a pomba voou janela adentro, e naquele momento ele soube que ela tinha algo importante a lhe dizer.
“E então, assim que recebi sua mensagem, uma luz foi emitida de seus olhos, poderosos raios de luz…. Sim, … era uma luz real, uma luz poderosa e cegante, uma luz mais intensa do que qualquer uma que eu já produzira com a mais poderosa lâmpada do meu laboratório.” Afirmou ele.

Tesla admitiu que quando essa pomba em particular morreu, algo se perdeu em sua vida. Antes, ele poderia completar os mas ambiciosos projetos que sonhasse, mas depois que a pomba voou para o além, ele sabia que o trabalho de sua vida estava acabado para sempre.

Tesla faleceu sozinho no quarto 3327, em 7 de Janeiro de 1943, de insuficiência cardíaca; e apesar de ter vendido sua patente da Corrente Alternada, estava falido e endividado. Naquele mesmo ano, a Suprema Corte elevaria o numero de patentes de Tesla, o reconhecendo como um dos verdadeiros inventores do radio.

Seu funeral foi realizado no dia 12 de Janeiro de 1943, na Catedral de São João o Divino, em Manhattan. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram levadas para Belgrado, Sérvia, e para a Iugoslávia em 1957. A urna contendo suas cinzas foi levada ao Museu Nikola Tesla, em Belgrado, e lá está até hoje, dentro de uma esfera dourada.

Por Karl

Continua…

Oque aconteceu em Tunguska?

Nikola Tesla – Especial de aniversário – Parte III

Nikola Tesla – Especial de aniversário – Parte II

Nikola Tesla – Especial de aniversário – Parte I

6 Responses to “Nikola Tesla – Especial de aniversário – Parte IV”

  1. […] Conselho SteamPunk ~ Loja São Paulo » Blog Archive » Nikola Tesla – 4ª parte sp.steampunk.com.br/2009/10/21/nikola-tesla-4%C2%AA-parte – view page – cached Inventar era geralmente um processo consciente para Tesla, suas intenções e objetivos, e mesmo projetos e modelos eram perfeitamente formados em sua mente até mesmo antes dele e sua equipe moverem… (Read more)Inventar era geralmente um processo consciente para Tesla, suas intenções e objetivos, e mesmo projetos e modelos eram perfeitamente formados em sua mente até mesmo antes dele e sua equipe moverem um dedo sequer. (Read less) — From the page […]

  2. Como todos os verdadeiros e grandes genios,ele foi um dos cientistas que mais considero especial,além de toda habilidade de raciocínio que lhe consagrou tantas descobertas.
    Com certeza tinha habilidades com forças extranaturais da qual lhe incentivaram a seguir seu caminho e ciente de tantas turbulências que encontraria no seu caminho não desistiu e foi até o ultimo suspiro da sua criação e exploração da qual lhe daria todos os creditos.
    Sempre estou encontrando fatos novos sobre esta criatura especial.

  3. Gilberto Moreno says:

    Este foi um genio o mestre Nikola Tesla,um homen que sempre lutou para a humanidade ter uma vida melhor,uma pena mas hoje em dia esta tendo o seu valor.

  4. José Calasans says:

    Grande Gênio insuperavel,pena que foi vítima de gente invejosa,ainda bem q/Tesla não deixou seus projetos escritos, pois com certeza seriam utilizados para o por esses degenerados de hoje em dia.

Leave a Reply

top