search
top

Virada Cultural 2014 no SESC Ipiranga

 O Sesc Ipiranga funciona como um espaço privilegiado para eventos culturais diversos. Este ano o Sesc participará da Virada Cultural e estão programados filmes, RPGs, entre outros, buscando a interatividade entre vários nichos. O Conselho Steampunk participará deste evento e preparou algumas surpresas para vocês! 😉

A Virada Cultural de São Paulo é um dos maiores eventos culturais do mundo reunindo mais de 300 atrações ocupando espaços em todo centro de São Paulo e em diversas unidades do SESC. A ação do SESC – Serviço Social do Comércio – é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. Nesta Virada Cultural sortearemos diversos livros, alguns deles muito importantes para a cultura Steampunk. Quer participar do sorteio? participe do evento conosco!

 

Virada Cultural no SESC Ipiranga
Dias: Dias 17 e 18/05
Data e Horário: Sábado das 18h às 23h59. Domingo das 11h às 18h
Local de realização: Galpão do SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga SÃO PAULO | CEP: 04203-000

Programação

Exposição: Obras que Inspiraram e Construiram o Universo Steampunk.
Um exposição de diversos livros que inspiraram o steampunk e outros tantos livros e filmes que se passam dentro deste universo.


Castelo Falkenstein
: Eduardo Castellini guiará destemidos aventureiros por uma viagem no universo deste RPG.
Escrito por Mike Pondsmith, lançado nos EUA em 1993/1994 pela R. Talsorian Games (a mesma do Cyberpunk 2020) e vencedor do Origins Award Winners (1994), Castelo Falkenstein é um marco na história do RPGs. No Brasil ele foi lançado em 1998 pela Devir livraria, no mesmo período de GURPS e Cyberpunk 2020. Tudo nesse jogo foi feito pra ser original e inovador (principalmente se considerarmos a época). As ilustrações são compostas quase todas por belas aquarelas de Willian C. Eaken. O livro inteiro – as regras inclusive – são escritas na forma de uma crônica, ou melhor, na forma de um diário, redigido hipoteticamente – ou talvez não – por um homem chamado Tom Olan.

Tom seria um amigo de Mike (o autor), desaparecido há dois anos, quando enviou um pacote contento seus diários e anotações explicando que teria sido levado de forma mágica para um universo paralelo ao nosso chamado Nova Europa, o mundo do Castelo Falkenstein, e o que lhe acontecera desde então. Nova Europa é um universo paralelo onde elfos, anões, dragões e toda sorte de seres fantáticos vivem lado a lado com a magia e a ciência vaporpunk (vaportécnica, no livro) num cenário historicamente semelhante à nossa Era Vitoriana ao melhor estilo dos contos e livros de Julio Verne, Edgar Alan Poe, Arthur Conan Doyle e cia. Aliás, em Nova Europa todos esses homens ainda vivem e, mais impressionante, seus personagens também são reais! Leia mais sobre o jogo aqui.


Sessão de autógrafos
José Roberto Vieira o autor de o Baronato de Shoah estará presente nesta virada!

O Baronato de Shoah – A Máquina do Mundo é o segundo romance da série fantástica de José Roberto Vieira, a aventura épica continua em um clima de dor e desolação. Passado, presente e futuro se encontram com a cultura pop numa mistura de referências à animação, quadrinhos, RPG e videogames. O primeiro romance nacional pensado na estética steampunk, a obra une seres mitológicos como medusas e titãs a grandes inventos tecnológicos. Não é uma universo exclusivamente steampunk, mas sim um fantasia selvagem repleta de elementos recorrentes na literatura steampunk. Os fãs do vapor ganharam com o Baronato um novo estilo para admirar, a fantasia steampunk. Saiba mais sobre o Baronato aqui.

Painel Interativo: “A Maquina do Tempo”.
 Cartolas, relógios de bolso, locomotivas a vapor, longos vestidos e o charme do século XIX misturam-se à ficção científica com seus autômatos gigantes, máquinas do tempo e engrenagens de bronze.  Os visitantes podem se caracterizar com vestuário Steampunk e serem fotografados em frente a um belo painel. Venha participar conosco deste evento e dar asas a sua imaginação!

 

Pagina do Sesc no Facebook

Por Cândido Ruiz

Leave a Reply

top