search
top

VAPORPUNK – Novos documentos de uma pitoresca época steampunk

Mais carvão na caldeira, senhoras e senhores. O steampunk invadiu o mundo. Literatura, roupas, gadgets, quadrinhos, filmes, festas, clubes de fãs, games e animações, não há nicho da cultura pop que escape da estética do vapor, que vem moldando toda uma geração de criadores e apreciadores. Inclusive no Brasil, cujo olhar sobre o gênero talvez seja um dos mais autênticos do mundo, deixando claro que a fuligem, o cavalheirismo e a aventura podem esconder sombras densas.
Após o sucesso de Vaporpunk – relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, a Editora Draco achou que ainda havia muita lenha para queimar e convocou uma nova formação de sua liga extraordinária de autores em Vaporpunk – Novos documentos de uma pitoresca época steampunk. Tremam, biltres vilões!

Os organizadores Fábio Fernandes e Romeu Martins prepararam outra fornada de histórias fantásticas ao lado de Dana Guedes, Nikelen Witter, Luiz Bras, Sid Castro, Jacques Barcia e Cirilo S. Lemos. Seja reimaginando o passado, voando por cidades estranhas ou manipulando dispositivos fantásticos, nove contos que exploram o gênero o farão entender porque o steampunk é tão amado, tão pitoresco e tão cheio de possibilidades.

VAPORPUNK– Novos documentos de uma pitoresca época steampunk Organizadores: Fábio Fernandes e Romeu Martin ISBN: 978-85-8243-072-9 Gênero: Ficção científica, steampunk Formato: 14 cm x 21 cm Páginas: 224

Contos

O Alferes de Ferro – Fábio Fernandes

V.E.R.N.E. e o Farol de Dover – Dana Guedes

Tridente de Cristo – Romeu Martins

Uma missão para Miss Boite – Nikelen Witter

Mecanismos precários – Luiz Bras

Notícias de Marte – Sid Castro

Modelo B – Romeu Martins

O cerco de Dr. Vikare Blisset – tal qual foi relatado pelo detetive Carlos Werke – Jacques Barcia

Meus pais, os pterodáctilos – Cirilo S. Lemos

Sobre os autores

Fábio Fernandes Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor dos cursos de Jogos Digitais e Tecnologia e Mídias Digitais dessa universidade. É autor dos livros Interface com o Vampiro (2000), A Construção do Imaginário Cyber (2006) e Os Dias da Peste (2009). Traduziu diversos livros, entre os quais Fundação (Isaac Asimov), Laranja Mecânica (Anthony Burgess), Neuromancer (William Gibson) e O Homem do Castelo Alto (Philip K. Dick). Realizou pós-doutorado na ECA-USP sobre o Twitter. É membro do Steering Group de Visions of Humanity in Cyberculture, Cyberspace and Science Fiction, da University of Oxford.
Romeu Martins É jornalista especializado em divulgação científica e escritor de ficção fantástica com predileção pela Era Vitoriana, da qual Sherlock Holmes é um grande representante. Foi um dos autores brasileiros citados na obra de referência Steampunk Bible, organizada por Jeff VanderMeer e S. J. Chambers; é membro de grupos como The Isadora Klein Amateur Mendicant Society e Sociedade Histórica Desterrense; recebeu a maior condecoração concedida pelo Conselho Steampunk nacional: a comenda da Ordem da Caldeira.
Dana Guedes É meio escritora, meio designer, meio maluca e apaixonada por inteiro pelo universo fantástico em todas suas vertentes. Ama viajar, conhecer culturas e coletar inspiração. Geminiana de mil atividades, também roteiriza e gerencia games e sonha com o dia em que suas histórias tocarão mais corações.Facebook /dana.guedes.
Nikelen Witter É escritora e historiadora. Autora de livros e artigos na área de História, além de colaboradora em diversas publicações on line, nos últimos anos tem publicado contos em diversas antologias de ficção fantástica. Desde 2012, pertence ao time dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre e seu romance de estreia, a aventura juvenil Territórios Invisíveis, foi indicado como um dos finalistas ao Prêmio Argos 2013, concedido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica.
Luiz Bras Nasceu em 1968, em Cobra Norato, MS. É doutor em Letras pela USP e sempre morou no terceiro planeta do sistema solar. Na infância ouvia vozes misteriosas que lhe contavam histórias secretas. Já publicou diversos livros, entre eles a coletânea de contos Paraíso líquido, a coletânea de crônicas Muitas peles, os romances juvenis Sonho, sombras e super-heróis e Babel Hotel e, em parceria com Tereza Yamashita, os infantis A menina vermelha, A última guerra e Dias incríveis. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, de Curitiba, intitulada Ruído Branco. Blog luizbras.wordpress.com
Sid Castro Escritor e quadrinista, natural de Catanduva (SP). Colabora com a lendária revista de terror nacional Calafrio e tem contos publicados nos livros Território V, Contos Imediatos, Portal 2001, Portal Fahrenheit, Dieselpunk, A Batalha dos Deuses, Brinquedos Mortais, SOS – A Maldição do Titanic e Terrir: Zumbis (HQ).Twitter @sidemarSite libernauta.wordpres.com
Jacques Barcia Escreve ficção estranha direto da mais estranha das cidades: Recife. Seus contos já foram publicados no Brasil, Romênia, Estados Unidos e Inglaterra. Já publicou em revistas de renome como Clarkesworld e Electric Velocipede, além de coletâneas temáticas como Shine: an anthology of optimistic SF, The Apex Book of World SF 2 e The Immersion Book of Steampunk. Atualmente ele escreve seu primeiro romance.
Cirilo S. Lemos Nasceu em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, em 1982, nove anos antes do antológico Ten, do Pearl Jam. Foi ajudante de marceneiro, de pedreiro, de sorveteiro, de marmorista, de astronauta. Fritou hambúrgueres, vendeu flores, criou peixes briguentos, estudou História. Desde então se dedica a escrever, dar aulas e preparar os filhos para a inevitável rebelião das máquinas. Gosta de sonhos horríveis, realidades previsíveis, fotos de família e ukuleles. Publicou em Imaginários v. 3 (2010), Dieselpunk (2011), Sherlock Holmes: Aventuras Secretas (2012). É autor do elogiadíssimo romance O Alienado (2012). Twitter @CiriloSL.

O Segundo volume da coletanea Vaporpunk foi lançado durante a II SteamCon e você pode encontra-lo no site www.editoradraco.com

2 Responses to “VAPORPUNK – Novos documentos de uma pitoresca época steampunk”

  1. […] em 2011, o conto “Homérica Pirataria”. Em 2014, foi convidada para participar do volume II da antologia Vaporpunk, da editora Draco, com seu conto “V.E.R.N.E. e o Farol de Dover”, lançado na II […]

Leave a Reply

top