search
top

Aniversario do Museu da Imigração

23 anos! O Museu da Imigração vai completar vinte e três anos e todos estão convidados para a festa. O local que abrigou o 1° evento steampunk brasileiro comemorará seu aniversário em grande estilo, com a apresentação de uma peça baseada em um livro de Julio Verne, uma banda e um convescote organizado pelo Conselho Steampunk. Traga sua cesta de piqueniques e participe do nosso sarau!

O primeiro evento Steampunk brasileiro ocorreu em 2008, organizado de forma espontânea por fãs seguindo o modelo informal que estava se tornando frequente em outros países. “O admiradores do Steampunk em nosso país normalmente ou não conhecem o termo ou então apenas não se conhecem. Para acabar com estas barreiras o Conselho Steampunk pretende promover eventos como mostras, encontros, passeios e saraus. No dia 29 de novembro ocorreu o primeiro destes encontros…” como anteriormente relatado por este que vos fala aqui. Este primeiro evento aconteceu no Museu da Imigração, que na época se chamava Memorial do Imigrante, agora participaremos com carinho do aniversário do Museu e aproveitaremos a ocasião para celebrar 8 anos de existência do Conselho Steampunk.

 

museu_da_imigracao1

Museu da Imigração

Aniversário do Museu da Imigração
Quando? Dia 25 de Junho
Onde? Museu da Imigração
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo. Telefone: (11) 2692-1866
Quanto? A entrada é franca!

O Museu da Imigração

Nos séculos XIX e XX representantes de mais de 70 nacionalidades chegaram ao Brasil com o sonho de “fazer a América”. Desembarcaram em terras brasileiras com o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e na indústria paulista. Desde então, trouxeram contribuições expressivas para a história e formação cultural do país. Um conjunto de heranças como sobrenomes, sotaques, costumes, culinária e vestimentas são, até os dias atuais, traços significativos desse processo. Inaugurada em 1887, mesmo ano de nascimento do Esperanto e do lançamento de Um Estudo em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle, a Hospedaria de Imigrantes se tornou o principal local de abrigo dos estrangeiros recém-chegados. Nesse sentido, o antigo prédio da Hospedaria – hoje sede do Museu da Imigração – foi cenário de expectativas, conquistas e angústias de mais de 2,5 milhões de pessoas que formaram um intenso entrelaçamento étnico entre 1887 e 1978. Saiba mais sobre a história do Museu aqui.

Em seu novo projeto museológico, o Museu da Imigração valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes. O Museu da Imigração fomenta o diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo, que não se encerra com o fechamento das atividades da Hospedaria, reconhecendo a recepção dos milhões de migrantes atuais e a repercussão deste deslocamento para a cidade. O museu também desenvolve as atividades com o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 etnias, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978, inclusive visitas noturnas quinzenais. A programação completa está em www.museudaimigracao.org.br

O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. A melhor opção é sempre evitar o automóvel e privilegiar o transporte público: o museu fica perto das estações Brás e Bresser-Mooca e os terminais de ônibus mais próximos são Vila Prudente, Parque Dom Pedro e Princesa Isabel. No site, há mapas.

 

Cinco Semanas em um Balão

“Cinco Semanas em um Balão” foi publicado em 1863, contando a história de um homem visionário, aventureiro que desenvolveu um projeto de conduzir um balão, com uma parafernália embutida e uma tecnologia fictícia. Durante o aniversário do Museu da Imigração você poderá assistir a uma engraçada adaptação desta obra com a Cia Sabre de Luz Teatro. Página oficial da Cia Sabre de Luz Teatro.

War Industries

A música de Jim Boone, e consequentemente da War Industries, é inspirada por um despertar político contra as forças alienantes que assolam nosso mundo. Acontecimentos que oprimem o povo e maculam sua alma. War Industries afirma: Somo escravos destes poderes, mas usamos a música para resistir. Conheça a banda pelo site oficial.

logo da banda War Industries

Venha participar do nosso convescote!

O Aniversário!

MUSEU-DA-IMIGRAÇÃO_aniversário-do-museu

AVISO IMPORTANTE: a passarela que fica ao lado do Museu da Imigração e dá acesso à estação Brás está interditada, sem possibilidade de acesso.

O passeio de Maria Fumaça continua a ser promovido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), instituição responsável pelo trem,  sem qualquer ligação com o MI. Mais informações sobre os passeios: (11) 2695-1151.

2º Encontro do Conselho Steampunk

1º Encontro Steampunk Paulista – como foi?

Que acha de uma… Viagem no Tempo?

Leave a Reply

top