search
top

Desenvolvimento de Universos Retrofuturistas

Foi anunciada mais uma edição deste curso que se destina a apresentar o Retrofuturismo e dar recursos para o Desenvolvimento de Universos Retrofuturistas como recurso didático e artístico. O curso é gratuito (inscrição mediante a doação de produtos de higiene) e tem como público alvo desenvolvedores de jogos, escritores, atores, arquitetos, publicitários, designers e demais profissionais.

Em 14 de abril de 2015 a Fatec Antônio Russo em São Caetano do Sul a primeira turma do curso Desenvolvimento de Universos Retrofuturistas, parte do projeto Multiplicadores do Conhecimento. Posteriormente o curso se repetiu em outras oportunidades, em 2017 inclusive com a participação de Oghan Crann Criath, autor de O Baronato de Shoah.

Sobre o Curso:

Ministrantes: Raul Cândido e Karl Felippe (Biografia abaixo)
Quando: Sábados – 13h00 – 15h30 – Início em 09 de março
Local: Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 – Jd. São Caetano – São Caetano do Sul – SP – 09581-420
Inscrições: Online neste link.

Ementa:

Apresentação da estética retrofuturista em diversas mídias, definindo identidade e background, elaboração de elementos cênicos, vestuário e personagens. Técnicas de narrativa e coerência com a mídia escolhida. Identificação do público.

09/Março – Introdução – Descobrindo o retrofuturismo em diversas mídias: Cinema, TV, Jogos e Literatura.

16/Março – Definindo identidade e background: história alternativa, tecnologia e sociedade.

23/Março – Elaboração de elementos cênicos, vestuário e personagens. Técnicas de narrativa e a coerência com a mídia escolhida.

30/Março – Conclusão – Identificando seu público e apresentando seu universo.

Sobre os instrutores:

KARL FELIPPE é ilustrador e escultor. Um dos membros-fundadores do Conselho Steampunk, já participou como palestrante em eventos voltados a ficção-científica e retrofuturismo como a Virada Sci-Fi no Sesc Araraquara, Simpósio Science n’ Fiction na Faculdade Casper Líbero, Virada Cultural no Sesc Ipiranga, bem como consultor para produções com a estética retrofuturista da Cia A DitaCuja de teatro, e como artista conceitual para a web-série A Todo Vapor.

RAUL CÂNDIDO é Consultor de Segurança da Informação, Tecnólogo em formação pela Fatec Antonio Russo, co-fundador do Conselho Steampunk e co-organizador da convenção nacional de Steampunk, a SteamCon de Paranapiacaba. Ao longo da última década palestrou sobre retrofuturismo em eventos como a IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, na
Galeria Olido, Sesc Ipiranga, Virada Cultural de São Paulo, Bsides, FCI – Mackenzie, entre outras.

O Retrofuturismo já foi objeto de estudo de diversos profissionais nas mais diversas áreas. Seguem aqui apenas algumas referências:

Steampunk e Retrofuturismo: reflexos de inquietações sociotemporais contemporâneas. Comunicação, Mídia e Consumo. Ano 10, vol. 10, n.28, p. 209-228. 2013 – Micael Hershmann, Éverly Pegoraro, Cintia Fernandes.

Visuabilidade steampunk: a reapropriação de um imaginário. Revista Estudos em Comunicação. Portugal, n 18. 2015, p. 23-37. – Éverly Pergoraro.

No Compasso do tempo steampunk: o retrofuturismo no contexto brasileiro. Paco Editorial, 2015 – Éverly Pegoraro.

Espaço urbano e teatralidades revivalistas na cena medievalista, vitoriana e steampunk. In: XI Reunión de Antropología del Mercosur – RAM.Uruguay, 2015. Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Marco Antônio Bin.

Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis – 2017, Editora Sulina, fruto de pesquisa desenvolvida pelos mestres e doutores da Mnemon , Grupo de pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo junto ao PPGCOM-ESPM, e apoio financeiro do CNPq.

Documentário O Mundo Retrofuturista do Steampunk – 2016, Direção de Walter Daks – acessível em www.steampunkdocumentario.com.br

Merece destaque a “Escola Retrofuturista”, fundada pelo Profº Dr. Carlos Alberto Machado (UNICENTRO), Profº Dr. Enéias Tavares (UFSM), Profª Ms. Priscilla Sisto Dalmarco (Supervisora do PIBID FILOSOFIA 3 UFPR) e André Felipe W. Leite (historiador e integrante do grupo Loja Paraná do Conselho Steampunk).

Com o apoio do Conselho Steampunk, do Grupo Epic e do projeto de extensão Bestiário Criativo (UFSM), a Escola Retrofuturista tem por objetivo organizar eventos e promover ações nos quais ficção, fantasia, história, educação & literatura, entre outros campos do saber científico ou especulativo, ganhem destaque.

Leave a Reply

top