La Géante du Titanic et le Scaphandrier
La Géante du Titanic et le Scaphandrier
Nantes, a cidade natal de Júlio Verne. Aqui, as margens do rio Loire um gigantesco e triste mergulhador dorme. Ele esteve procurando por sua sobrinha pelo mundo a fora, mesmo não sabendo, o fim de sua busca está próximo.
O mergulhador gigante, ou Le scaphandrier géant, como é chamado, caminhou pelas ruas da histórica cidade no início do Festival Estuário das artes de 2009.
O festival que ocorre duas vezes ao ano dá a companhia Royal de Luxe a oportunidade de expor sua ultima criação. Fundada em 1979 em Nantes a Royal de Luxe faz seu retorno a sua cidade base após se apresentar por todo o mundo.
No dia 5 de Junho, as 13:30 o gigante desperta, o autômato mais de nove metros e meio de altura por três de largura, pesando duas toneladas e meia, e são necessários de trinta operadores para controlar seus movimentos enquanto ele se move pelas ruas.
Ele acorda e seu escafandro é colocado em sua cabeça por seus ajudantes humanos que parecem ignorar a altura que estão ao realizar tal tarefa.
O gigante se levanta, agora equipado com sua indumentária de mergulhador, esperançoso que sua missão logo termine. Sua sobrinha, a Pequena Giganta, se apresentou com a companhia antes, mas ela e seu tio estão separados já faz muito tempo. Como toda performance da Royal de Luxe, existe uma longa história de fundo para o espetáculo. Em 1912 o Titanic naufragou, isso nós sabemos, mas o que não sabemos, é que dentro dele uma giganta era mantida cativa. Essa prisioneira era a mãe de nossa conhecida Pequena Giganta.
O enorme mergulhador procura sua sobrinha pela cidade. Ela fora capturada na Islândia, que era na época, o lar dos gigantes, sendo que lá cada um deles tinha sua tarefa especifica. A da Pequena Giganta era o de acordar cada geiser da Islândia quando uma mensagem precisasse ser enviada, pois um fato pouco conhecido é que um geiser pode ser usado para se transmitir sinais entre gigantes da mesma maneira que os sinais de fumaça são usados pelos índios americanos.
Mas como o gigantesco mergulhador surge nesta história?
Ele é o irmão da giganta que se afogou no naufrágio do Titanic. Ele estava muito ocupado fazendo seu trabalho serrando icebergs para perceber que sua irmã e sobrinha estavam desaparecidas. Em seu passado ele viajou pelos mares, durante anos e anos vagando, eventualmente ele encontrou os restos do Titanic. Enterrou sua irmã próximo ao navio naufragado, e enquanto lá estava encontrou uma misteriosa caixa cheia de cartas. Agora o gigante tinha dois novos objetivos, achar sua sobrinha e entregar as cartas perdidas. Desde então, o escafandrista gigante errou pela Terra em busca da Pequena Giganta.
Ainda usando o traje que usara em sua busca no oceano, a presença do escafandrista neste festival marca o fim de sua busca, e o reencontro com sua sobrinha.
Por Karl
Veja também:
Os Automatos Ambulantes de Delaroziere parte 1
Os Automatos Ambulantes de Delaroziere parte 2
Os Automatos Ambulantes de Delaroziere parte 3
Muito legal,adorei espero q um dia cheguemos a ver algo assim
ameei…algo extremamente encantador
Adorei os site.
parabens
AINDA HÁ ESPERANÇA NA INTERNET
Tesla é o cara!
“é sempre assim os genios são incompreedidos” um abraço a todos estou indo pegar minha “maria-fumaça” a é… desculpe… Houve um Tesla, Dummont, Eisnteim então vou de metrô, avião (guiado por GPS e radar)
Sou mergulhador,meu trabalho é off-shore, bacia de campos, DSV. TOISA SENTINEL( navio de mergulho profundo), gostei muito, adoro marionetes ainda mais deste tamanho, show, sendo ainda um mergulhador , ficou bem melhor, muito bom, perfeito a reprodução de todo equipamento, bom dia para todos fiquem com DEUS.