search
top

Steampunk – Histórias de um passado extraordinário

A primeira coletânea Steampunk do Brasil

O Conselho Steampunk comemora uma grande vitoria para todos os amantes do Steampunk no brasil, o lançamento da primeira coletânea steampunk brasileira!

Steampunk – Histórias de um passado extraordinário vai trazer textos de nove autores em 184 páginas. O lançamento será nos dias 25 e 26 de julho, das 11 às 19 horas, durante a Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica que ocorrerá na Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

Abaixo você pode conferir a capa do livro e alguns detalhes dos contos e autores presentes na obra, editada pela Tarja Livros.

Explicar o movimento literário Steampunk não é uma tarefa simples. Eu poderia dizer simplesmente que ele nasceu no final da década de 80, início da década de 90, nos Estados Unidos, que é subgênero do CyberPunk e que também se enquadra no subgênero literário conhecido como História Alternativa.

Isso, contudo, não ajuda muito. O que, afinal de contas, vem a ser o Cyberpunk?

Uma antítese das visões utópicas da Ficção Científica de meados do século XX, nas quais futuro é igual a evolução sócio-cultural. O Cyberpunk é um subgênero da ficção que trabalha a idéia de que, se nossa sociedade seguir seu curso atual, o futuro próximo será um lugar onde o capitalismo predatório impera ao lado alta tecnologia e o nível de vida geral é péssimo. Daí o nome cyber, da tecnologia avançada, do ciberespaço, onde muitas das estórias se ambientam, e punk, da visão negativa em relação ao desenvolvimento social, da degradação do indivíduo.

A idéia do Steampunk, portanto, foi pegar esse conceito de domínio tecnológico e degradação social e ambientar as estórias na Era Vitoriana (basicamente no século XIX), quando, com a Revolução Industrial, as crises internacionais e o desenvolvimento de tecnologias como o vapor, steam em inglês, o motor a explosão, a corrida pelo domínio dos céus e os primeiros passos no campo da eletricidade, abriu-se uma gama de possibilidades para trabalhar personagens reais e literários e retrabalhar a História, criando algo nunca visto.

Juntando esses elementos, temos o Steampunk.” – Gianpaolo Celli, organizador.

Autores e obras:

Gianpaolo Celli – O Assalto ao Trem Pagador

Fábio Fernandes – Uma Breve História da Maquinidade

Antonio Luiz M. C. Costa – A Flor do Estrume

Alexandre Lancaster – A Música das Esferas

Roberto de Sousa Causo – O Plano de Robida: Un Voyage Extraordinaire

Claudio Villa – O Dobrão de Prata

Jacques Barcia – Uma Vida Possível Atrás das Barricadas

Romeu Martins – Cidade Phantástica

Flávio Medeiros – Por Um Fio

Leia um pouco mais na Cidade Phantastica! E no Jverne PT

Por Cândido Ruiz

5 Responses to “Steampunk – Histórias de um passado extraordinário”

  1. Muito agradecido pela divulgação e pelo link para o meu blog!

    Amplexos

  2. […] para sua estante, como vai sua coleção Steampunk? “Histórias de um Passado Extraordinário” é a única publicação do gênero no país até o […]

  3. […] da Tarja que já foi fartamente divulgada pelos sites do Conselho Steampunk a coletanea “Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário”, é a primeira publicação do gênero no país e reúne nove autores brasileiros que fizeram um […]

  4. […] Steampunk – Histórias de um passado extraordinário […]

Leave a Reply

top