search
top

Dieselpunk – arquivos confidenciais de uma bela época

Atenção Steamer’s! a Editora Draco anunciou o lançamento de mais uma coletânea retrofuturista. Desta vez a antologia é inspirada no Dieselpunk, um universo semelhante ao Steampunk, mas, na tecnologia do motor a expolosão, conspirações governamentais e um cenário repleto de conflitos militares e  charmosos espiões 😉

Dieselpunk é o sucessor cronológico do steampunk, gênero literário que chegou à moda e às artes plásticas, conquistou o mundo e foi o nosso tema em Vaporpunk – relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades. Agora, com uma estética inspirada no começo do século XX, a Belle Époque surge sem a interferência da Grande Depressão e a Guerra Fria atinge níveis inimagináveis. Nove autores remexeram os mais secretos arquivos para a primeira antologia do tema em língua portuguesa, Dieselpunk – arquivos confidenciais de uma bela época.

O combustível dessa vez é o diesel, capaz de levar aos céus máquinas mais pesadas que o ar e movimentar indústrias criadas sob a euforia progressista da vida nas metrópoles. Impérios lutam contra governos populares, e a individualidade e o mérito próprio perdem cada vez mais espaço para a coletividade e o bem comum, mesmo quando os reais objetivos das nações não podem ser compreendidos.

Um retrato cinzento de um passado em que os motores do mundo são mais valorizados do que as pessoas que o habitam, e o Estado se nega a enxergar o cidadão como peça fundamental de sua existência. Mas há muito mais em Dieselpunk do que controle e poder. Há indivíduos que decidiram fazer a diferença contra esta nova ordem e há indivíduos que ajudaram a criá-la. Suas histórias são aqui relatadas pelos senhores: Carlos Orsi, Tibor Moricz, Octavio Aragão, Hugo Vera, Antonio Luiz M. C. Costa, Cirilo S. Lemos, Sid Castro e Jorge Candeias, organizadas pelo também autor Gerson Lodi-Ribeiro.

Conheça o mundo movido a diesel que o levará a refletir sobre o nosso presente e as escolhas de homens e estados que fizeram nossa história. Esse é o mundo de Dieselpunk.

Abaixo um pequeno resumo feito pelos próprios autores que fazem Dieselpunk, confira o que vem por aí e comente o que achou.

 Carlos Orsi – Fúria do Escorpião Azul

Numa São Paulo assombrada por uma cruel ditadura stalinista, os homens do partido oprimem a população com impunidade… até que a hora em que a gargalhada fúnebre e a vingança certeira do Escorpião Azul faz com que os tiranos voltem a conhecer o medo.

 Octavio Aragão – O dia em que Virgulino cortou o rabo da cobra sem fim com o chuço excomungado

Munidos com armamento especial, o bando de Virgulino Ferreira e a Coluna Prestes transformam o interior da Bahia no palco de uma batalha que pode influenciar não apenas o Brasil, mas o mundo.

 Tibor Moricz – Grande G

A totalitária Smoke City vive dos motores a combustão, da fumaça e do prazer em manter a vizinha Steam City presa ao vapor e às caldeiras. Mas eis que seus cientistas descobrem a energia quântica e ameaçam revolucionar o mundo conhecido. Gigi entra em cena num ambicioso jogo de poder que ameaça as estruturas secularmente estabelecidas da cidade.

 Hugo Vera – Impávido Colosso

Guerra! Vivendo uma era de desenvolvimento sem precedentes, o Império do Brasil é atacado. E a solução para o término do conflito poderá estar nas mãos de um jovem empreendedor que corre contra o tempo para colocar em prática seu mais ambicioso projeto.

 Gerson Lodi-Ribeiro – País da aviação

No fim do século XIX, os irmãos Wright lutam para convencer o napoleão da Hegemonia Europeia a financiar a invenção do avião numa linha histórica alternativa onde a Marinha Francesa empregou navios a vapor para derrotar a Royal Navy na Batalha de Trafalgar.

 Antonio Luiz M. C. Costa – Ao perdedor, as baratas

Robbert Rip, agente secreto de Nova Amsterdã, tenta interferir na eleição de um candidato que pode mudar os destinos do Brasil de um mundo alternativo, no qual as vidas de conhecidos personagens da história e da literatura tomam rumos insólitos.

 Cirilo S. Lemos – Auto do extermínio

É um século novo e terrível. Instabilidades políticas empurram o país para o caos. Após chacinar um grupo de integralistas, Jerônimo Trovão, influenciado pela visão de uma Santa, teme ter escolhido péssimos parceiros de negócios. Agora ele se vê preso numa teia de clones, experimentos militares, ideologias e paranormalidade.

 Sid Castro – Cobra de fogo

Após a Era do Vapor, a Belle Époque foi apenas um breve interregno que antecedeu a nova época dos motores a explosão, dos foguetes e da indústria pesada. A veloz locomotiva voadora M’Boitatá, a “Cobra de Fogo”, é a última esperança do Brasil de proteger seus recursos da sanha colonialista das superpotências. Sua tripulação de maquinistas e agentes imperiais corre contra o tempo e veículos rivais poderosos e experientes.

 Jorge Candeias – Só a morte te resgata

Nos desertos da Arábia trava-se uma guerra por recursos, opondo os aliados à superpotência tecnológica do tempo, a Confederação Lusitana. Jeferson, lusitano, combate pelos aliados. Mas uma carta vai mudar o curso da sua vida. Esta noveleta é sequela de “Unidade em Chamas”, publicada na Vaporpunk.

Organizado por Gerson Lodi-Ribeiro

Páginas: 384
ISBN: 978-85-62942-23-5
Preço: R$ 57,90

Lançamento no Fantasticon em agosto de 2011. Durante o mesmo evento serão lançadas as coletâneas Steampink e Deus Ex Machina: Anjos e Demônios na era do vapor.

Pré-venda exclusiva com preço promocional na Livraria Estronho

Por Cândido Ruiz

P.S.: Já conhece o fórum da Loja SP? Eis um ótimo meio de encontrar outros entusiastas do Steampunk e combinar uma forma de ir aos eventos

Forum: http://sp.steampunk.com.br/forum

Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades

Steampunk em dose dupla!

3 Responses to “Dieselpunk – arquivos confidenciais de uma bela época”

  1. shamps says:

    Que interessante… espero achar o livro em Curitiba.
    (Loja PR)

  2. rcandido says:

    Peça ao pessoal da Loja Estronha durante o lançamento de Deus Ex Machina e Steampink que será no proximo dia 20 😉

  3. […] a chamada de divulgação da coletânea – Dieselpunk – Arquivos confidenciais de uma bela época:”com uma estética inspirada no começo do século XX, a Belle Époque surge sem a […]

Leave a Reply

top